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APP E CENP: MERCADO PUBLICITÁRIO FORTALECIDO - Revista Publicittà APP E CENP: MERCADO PUBLICITÁRIO FORTALECIDO - Revista Publicittà

APP E CENP: MERCADO PUBLICITÁRIO FORTALECIDO

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A Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), entidade que fomenta e estimula o desenvolvimento das atividades relacionadas à indústria da comunicação e que congrega publicitários de todo o País, firmou ontem (14/01), a convênio com o Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP).

Ênio Vergeiro, presidente da APP, e Caio Barsotti, presidente do CENP, assinaram o documento que sela a parceria na sede do CENP, em São Paulo. A solenidade contou com a presença de integrantes das diretorias executivas da APP e do CENP, bem como diversos outros expoentes do mercado publicitário.

Por meio do convênio, a APP amplia a sua representatividade para a categoria dos publicitários no Brasil que atuam em todas as frentes da indústria da comunicação, seja em veículos, em agências, como fornecedores de Serviços Especiais ou com anunciantes, entre outras atividades. “A partir do acordo com o CENP, nossa vocação de garantir normas legais e éticas para o setor será revigorada. Por outro lado, teremos abertura para sugerir propostas e estudos que desenvolvem as boas práticas no setor”, afirma o presidente da APP, Ênio Vergeiro.

“Esse convênio guarda relevância histórica uma vez que, poucos no mercado sabem, foi na APP que o CENP realizou suas primeiras reuniões e, desde então esta associação, com todos os seus capítulos, tem colaborado objetivamente com a promoção das Normas-Padrão. Esse acordo é representado como uma via de mão dupla. Ao contribuir com a divulgação e se comprometer com os objetivos sociais, regras e decisões do nosso Conselho Executivo, a APP terá a sua disposição o Conselho de Ética, a assessoria técnica ligada às Normas-Padrão da Atividade Publicitária e contará também com a mediação do CENP no âmbito desses mesmos regulamentos”, explica o presidente do CENP, Caio Barsotti.

A APP começa 2015 se comprometendo a aderir, difundir, defender e recomendar as Normas-Padrão da Atividade Publicitária aos seus associados e parceiros, conforme previsto nos art. 5º e 9º dos Estatutos Sociais do CENP.

Sobre o CENP
O CENP é uma entidade de ética, com atuação nacional, criada e mantida exclusivamente pelo setor privado para assegurar boas práticas comerciais entre anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação.
Baseia-se nas Normas-Padrão da atividade publicitária, documento orientador de práticas, e atua de forma permanente em quatro importantes áreas:
1-Certifica a qualidade técnica da agência de publicidade, assegurando que ela tenha estrutura física e de pessoal compatível com o mercado no qual atua, inclusive quanto ao uso competente de pesquisas de mídia.
2-Disponibiliza o depósito, para comprovação pública, das listas de preços dos veículos de comunicação, instrumento inibidor de práticas desleais na oferta de preços pelos serviços de veiculação da publicidade.3-
3-Credencia os serviços de informações de mídia oferecidos pelas empresas especializadas e credencia, também, institutos/empresas para atuarem na verificação de circulação dos veículos de comunicação impressos.
4-Atua como fórum permanente de discussão técnico-comercial da área publicitária. Não é ente público, mas tem as Normas e a Certificação reconhecidas pela legislação federal como instrumento para entes públicos que utilizam a publicidade para o exercício da comunicação.

Sobre a APP
A APP foi fundada em setembro de 1937 como Associação Paulista de Propaganda, tendo o poeta e publicitário Orígenes Lessa como primeiro presidente. Em 1989 foi rebatizada como Associação dos Profissionais de Propaganda, insígnia que mantém até hoje. A entidade surgiu da necessidade da atividade publicitária ter uma voz que não se calasse diante de temas e desafios do negócio publicitário e do profissional que atua na indústria da comunicação. Congrega os profissionais dos mais variados segmentos da publicidade nacional, estejam eles entre anunciantes, nas agências, nos veículos ou nas empresas fornecedoras de serviços, todos participando ativamente do desenvolvimento socioeconômico e profissional do Brasil, especialmente no que diz respeito ao crescimento e contínua modernização das atividades produtivas, comerciais e de serviços. Em sua longa existência, a APP, hoje com mais de 20 Capítulos Regionais no país, vem ajudando a fazer da propaganda uma das atividades profissionais de maior expressividade em nosso país e oferecendo para toda a América Latina, preciosas colaborações técnicas, profissionalizantes e de desenvolvimento ético da profissão.

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