A Brand Finance divulgou a esperada relação das marcas mais valiosas do mundo e Apple ocupa a primeira posição, embora não tenha o poder de marca de Lego, que desbancou a Ferrari do topo das mais poderosas. O CEO de Brand Finance,David Haigh, explica que embora seja a mais valiosa, a Apple não é mais poderosa enquanto valor apenas de marca. Mas no conjunto, onde se inclui o valor de vendas e o lucro, Apple desponta com US$ 128 bilhões, seguida de Samsung, Google, Microsoft e Verizon.
O poder de uma marca é apenas um componente de análise da Brand Finance. A empresa combina a informação sobre a força de uma marca com dados financeiros, para calcular o seu valor comercial. Quando os valores da marca são calculados, a Apple sai por cima. Apesar de não ser em pé de igualdade com a Ferrari ou Lego em termos de força da marca, a Apple ainda tem uma marca muito poderosa. O que o diferencia é a capacidade de rentabilizar essa marca. A Apple, segundo o relatório de Brand Finance, tem um talento notável para a utilização de sua marca para popularizar e, portanto, rentabilizar a tecnologia existente, como o fez com sucesso o primeiro com o Mp3, o iPad e o primeiro iPhone.
Os críticos, diz Brand Finance, foram silenciados pelo sucesso do iPhone 6 e 6 Plus. Os consumidores já compraram os mais recentes modelos em rebanhos, ajudando a Apple estabelecer recordes para os lucros trimestrais (US$ 18 bilhões) e valor da empresa no mercado.
David Haigh explica que “a marca Apple vale US$ 128 bilhões. Esse valor é enorme não apenas em seus próprios termos, mas também como uma proporção de avaliação de empresas recorde da Apple. Ele vai mostrar o quão valiosos são marcas como ativos de negócios e como é importante gerenciá-los bem”.
A grande surpresa no ranking de Brand Finance foi o Faceook que pulou cujo valor praticamente dobrou de 2013 para 2014, saltando d 122º lugar para o 30º avaliado em US$ 24,1 bilhões.
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