Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
ARTE E MOBILIDADE SP/NY - Revista Publicittà ARTE E MOBILIDADE SP/NY - Revista Publicittà

ARTE E MOBILIDADE SP/NY

0

É a exposição “Essa Cidade é Invisível? SP | NYC”, uma iniciativa da organização CicloUtopia, que tem por objetivo utilizar a arte para discutir a cidade e a bicicleta, criando um diálogo visual entre as duas metrópoles. Discutir e sensibilizar sobre a ideia de mobilidade urbana e, principalmente, as mudanças de perspectiva que acontecem na cidade quando a bicicleta é incorporada ao dia a dia, levantando questões sobre espaços públicos, relações humanas, qualidade de vida e sustentabilidade. Esses são os principais objetivos do projeto “Essa cidade é invisível?”, produzido pela organização CicloUtopia, fundada em Nova York pela artista transmídia norte-americana Jeanne Hilary e trazido para o Brasil pela fotógrafa paulistana Sylvia Sanchez.

Em Nova York, o projeto existe desde 2013, realizando uma série de ações, como concurso fotográfico, exposições e debates sobre essa temática tão importante nos dias de hoje como a mobilidade. Neste ano, a convite da fotógrafa Sylvia Sanchez, o projeto “Essa cidade é invisível?” está sendo feito numa parceria entre Nova York e São Paulo, criando um diálogo visual entre as duas metrópoles, através da arte e da fotografia.

Assim, a partir do dia 12 de setembro, obras de 16 artistas brasileiros e americanos que tratam sobre a cidade e sobre as possibilidades urbanas trazidas pela bicicleta, a mobilidade, poderão ser vistas em uma exposição no Centro Cultural São Paulo, em SP, e no North Brooklyn Farms, em Nova York. As obras também farão parte de uma instalação pública de arte, nas ruas próximas ao Centro Cultural SP e às ciclovias. É a exposição para ser vista de bike (e de patins, carroça, carro, ônibus).

Artistas e coletivos como TEC, Bijari, 6emeia, Felipe Russo e Garapa integram o “Essa cidade é invisível? SP | NYC”. E a CicloUtopia convidou Baixo Ribeiro, fundador do Instituto Choque Cultural e um dos principais nomes brasileiros em relação à arte pública, para fazer a co-curadoria da exposição e da instalação pública de arte.

Para completar a experiência do público, a CicloUtopia fez parceria com o Blippar, um aplicativo inglês inédito no Brasil que permite que, ao fotografar uma imagem, se tenha acesso a conteúdo online exclusivo. Com isso, fotografando qualquer uma das imagens da exposição, os visitantes acessarão vídeos exclusivos sobre cada um dos artistas, todos comprometidos com o debate em torno da mobilidade urbana.

“O colapso de São Paulo está fortalecendo um personagem que sempre esteve nas ruas, porém sem muita atenção. A bicicleta está ganhando cada vez mais adeptos e destaque. Falar sobre bike é falar sobre a cidade, sobre espaços públicos, relações humanas, qualidade de vida, acessos democráticos. Por isso, tanto em SP quanto em NY, é fundamental que se dialogue com essa questão. E que melhor maneira de engajar e sensibilizar as pessoas, tornando tudo isso visível, do que a arte e a fotografia?”, afirma Sylvia Sanchez.

E, nas palavras de Baixo Ribeiro: “Essa Cidade É Invisível? é uma exposição dinâmica, que exige do público uma participação efetiva e ativa. Uma exposição que contempla o ciclista e celebra a vida vivida em cima da bicicleta, o passeio pela cidade e o espaço público. O Centro Cultural São Paulo mostra a sua abertura para a cidade, a sua permeabilidade natural e espiritual.”

Ficha Técnica
Criadores do projeto:
SP: Sylvia Sanchez (CicloUtopia)
NYC: Jeanne Hilary (BicycleUtopia)

Co-Curadores:
SP: Baixo Ribeiro (Instituto Choque Cultural)
NYC: Jeanne Hilary (BicycleUtopia)

Alguns dos artistas participantes:
SP
Garapa
Felipe Russo
TEC
Bijari
6eMeia

SERVIÇO:
Exposição “Essa Cidade é Invisível? SP | NYC”
Período: 12 de setembro a 09 de novembro
Evento de abertura: 15 de setembro, das 19h às 22h, no Centro Cultural São Paulo. Nesse dia também será feito o anúncio dos vencedores do Prêmio “Invisível? SP | NYC” de Fotografia e Arte. E também um bate papo com o curador e alguns dos artistas participantes.
Local em SP: Centro Cultural São Paulo. E nas ruas próximas ao Centro Cultural e às ciclovias.
Local em NYC: North Brooklyn Farms

Share.

About Author

Comments are closed.