A Victorinox, tradicional marca suíça, confeccionou sacolas retornáveis exclusivas com as lonas dos painéis da ação de marketing realizada nos bondinhos do Pão de Açúcar. As sacolas foram elaboradas em parceria com o grupo Mulheres Arteiras, uma cooperativa de artesãs de Niterói (RJ), criada em 2006, pela Assistência Social da Prefeitura de Niterói, com o intuito de profissionalizar as mulheres. Hoje, além das bolsas ecológicas, a cooperativa também produz pufes à base de garrafas pet.
A matéria-prima utilizada nas sacolas faz parte das ações de ativação da marca no Rio de Janeiro. No topo do Pão de Açúcar, foram instalados murais, no qual os visitantes podem deixar mensagens e registrar sua estada no local. Além disso, o interior dos bondinhos foi todo envelopado com os principais produtos da marca, e uma pop-up store foi aberta com todo o portfólio da Victorinox. A ação teve início em 2014, durante a Copa do Mundo, e ficará ativa até as Olimpíadas de 2016.
A ação tem como objetivo reforçar um dos principais pilares da marca, a consciência ecológica. “Hoje em dia é importante que marcas globais, como a Victorinox, ativem ações nesse modelo, que ressalta o valor do trabalho das cooperativas nacionais, e que a matéria-prima principal do projeto seja sustentável, conscientizando o público-foco da marca”, explica Karl Kieliger, CEO da Victorinox.