Estudo Polis Consulting/NetBase revela mais de 83 mil menções em mídias sociais no Brasil. Liberdade de expressão e mortos dominaram postagens
O atentado contra o jornal satírico Charlie Hebdo, na quarta, 7 de janeiro de 2015, em Paris, na França, vem repercutindo fortemente nas mídias sociais do Brasil. Estudo realizado pela Pollis Consulting utilizando o software de pesquisa de mercado em tempo real NetBase, revela que o impacto sobre os brasileiros nas primeiras 36 horas após o ato terrorista vem se consolidando na forma de preocupação em relação à liberdade de imprensa e aos mortos no ataque. A constatação parte das principais expressões utilizadas para comentar o incidente – “liberdade”, “imprensa”, “ataque”, “atentado” e “mortos”. Elas só não foram mais citadas que as palavras usadas para localizar o atentado – respectivamente “Paris” e “#JeSuisCharlie”.
Segundo a pesquisa Polis/NetBase, até o fim da tarde de ontem, quinta-feira, dia 8 de janeiro, foram registradas mais de 83,7 mil menções em português sobre o atentado terrorista. Dos internautas cuja localização geográfica foi identificada – mais de dois terços da base pesquisada – 71% são do Brasil e outros 17% de Portugal. Só entre a tarde de ontem e a manhã desta sexta, 9 de janeiro de 2015, o total de menções às ações terroristas cresceu em 18 mil citações em português, e a tendência é que aumentem no decorrer do dia.