A FTI Consulting, Inc., consultoria empresarial global dedicada a auxiliar organizações a proteger e aumentar os seus valores, e a Activist Insight, fornecedora mundial de informação sobre investimento de acionistas para empresas, acabam de apresentar os primeiros resultados da Pesquisa de Shareholder Activism 2015, que revelou que o investimento dos ativistas acionistas continua a angariar um forte apoio de capital por parte dos investidores e passou a ter melhor aceitação entre osstakeholders corporativos. Com base no estudo do ano passado, a pesquisa deste ano demonstra que os ativistas acionistas estão recebendo mais suporte dos investidores institucionais e estão cada vez mais em busca de oportunidades fora dos Estados Unidos.
De acordo com o estudo, o atual crescimento de ativistas acionistas se deve em grande parte ao aumento dos ativos alocados nos fundos. A Activist Insight estima que o foco primário de fundos ativistas tenha sob sua gestão ativos da ordem de $169 bilhões, enquanto os fundos de ativistas parcialmente focalizados controlam em torno de $173 bilhões, totalizando o montante de $342 bilhões. A fim de aproveitar esse crescimento, 86% dos fundos pesquisados esperam se envolver em algum novo levantamento de capital nos próximos 12 meses. Cerca de 70% dos fundos ativistas entrevistados afirmaram querer um aumento na interação com investidores institucionais e fundos de pensões.
“Entre alguns dos exemplos recentes de instituições e ativistas que trabalharam em conjunto podemos incluir a Relational e CalSTRS, no caso da Timken. No entanto, a atividade real é a colaboração que acontece nos bastidores, como visto com a ValueAct e duas grandes instituições de fundos mútuos, no caso Microsoft. Prevemos que este tipo de cooperação só vai crescer ainda mais nos próximos anos”, afirmou Cynthia Catlett, Managing Director da Prática de Comunicação Estratégica da FTI Consulting.
Mais ferramentas à disposição e a melhora na aceitação por parte das equipes de gestão – como os conselhos administrativos, analistas de venda e investidores de varejo e mídia-, permitiram que os ativistas pudessem olhar para além dos EUA. Embora a maioria dos entrevistados continue acreditando nas grandes possibilidades de ativismo no país, a pesquisa revelou um aumento significativo na percepção de que o mercado está crescendo de forma abarrotada.
Josh Black, Editor na Activist Insight, comentou: “A Europa está recebendo uma atenção renovada dos ativistas neste ano, enquanto isso, mais da metade dos fundos pesquisados sinalizou que os dois territórios fora dos EUA onde eles consideram investir em 2016 são Canadá e Reino Unido. Como o número de campanhas atinge outro pico nos Estados Unidos, esperamos que a exportação do ativismo continue”.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa primária, realizada pela prática de Comunicação Estratégica da FTI Consulting, examinou entre junho e julho de 2015 um total de 24 empresas ativistas. A amostra reuniu fundos ativistas econômicos que se envolveram em mais de 1.200 eventos ativistas pelo menos em 10 países, e também incluiu alguns dos maiores casos ocorridos no ano passado.
Sobre a Activist Insight
Desde 2012, a Activist Insight fornece a sua gama diversificada de clientes informações completas sobre oportunidades de investimento ativista no mundo. Regularmente consultada pela imprensa financeira, a Activist Insight é uma fonte confiável de dados neste setor em constante evolução. A Activist Insight oferece dois grandes produtos: Activist Insight Online e a publicação mensal Activist Insight Premium. Entre seus clientes estão os principais bancos de investimento global, escritórios de advocacia, empresas de comunicação para acionistas e investidores institucionais.
Sobre a FTI Consulting
FTI Consulting é uma empresa de consultoria empresarial global dedicada a ajudar as organizações a proteger e aumentar o seu valor em um ambiente legal, regulatório e econômico cada vez mais complexo. Com mais de 4.400 funcionários localizados em 27 países, os profissionais da FTI Consulting trabalham de forma próxima a seus clientes para antecipar, trazer ideias e superar os mais complexos desafios de negócios em áreas como investigações, litígio, fusões e aquisições, questões regulatórias, reputação, comunicação estratégica e reestruturação de empresas. A empresa gerou $1.76 bilhões em receitas durante o ano fiscal de 2014.