A B2, empresa especializada em conectar marcas ao público jovem e pioneira em trazer a esse mercado soluções diferenciadas de comunicação e engajamento, apresenta o Radar Jovem 2015, um estudo revelador sobre esse perfil.
De forma quantitativa, o estudo é realizado com jovens de todo o Brasil e aborda temas como fonte de renda, marcas consumidas X desejadas, perfil de compra, posicionamento sobre o cenário político e econômico do país, entre outras informações valiosas que causam grande impacto no consumo e comportamento desse perfil, que já é responsável por 57% da movimentação financeira do país, o que corresponde a um poder de compra de mais de R$32 bilhões ao ano.
Diferente das tradicionais pesquisas, o Radar Jovem 2015 apresenta informações relevantes e diferenciadas de forma que as empresas se comuniquem com esse consumidor. “Hoje, os jovens são bombardeados de informações e sugestões de consumo. Para dialogar com esse público, é preciso ser assertivo. A B2 tem a chave para criar ações estratégicas direcionadas a esse perfil de forma personalizada e eficiente”, explica Ricardo Buckup, sócio-fundador da B2.
A metodologia do estudo acontece em três fases: Módulos 1 e 2 e acompanhamento. No Módulo 1 o participante responde uma pesquisa etnográfica, dividida em dados pessoais, de consumo (aquisição de informações, relação com política e lazer), bens de consumo (produtos que costuma comprar e marcas que admira), alimentação e transporte. O Módulo 2 abrange intenções de comportamento do participante para um determinado período (rotina). Já o acompanhamento ocorre, em tempo real, por meio de mídias sociais, o que auxilia a compreender e a comparar as intenções e atitudes do jovem, e mostra o que há por trás das pesquisas. A consolidação das informações é realizada com base no cruzamento das intenções de comportamento e das ações efetivamente realizadas.
Criado em 2012, o Radar Jovem teve como finalidade abranger os principais polos universitários, primeiro em São Paulo, posteriormente para todo o país. Em 2014, o objetivo era mapear talentos e proporcionar experiências reais para aproximar os jovens de uma rotina de mercado. O projeto surgiu de uma necessidade de que as empresas reclamavam do despreparo do jovem e esse, por sua vez, achava que a faculdade deveria ser uma base profissional, mas que acabava desistindo no meio do processo. Essas duas expectativas motivaram a pesquisa.
Sobre a B2:
A B2 surgiu da vontade de inovar e empreender de dois amigos. Alunos de Administração da Fundação Getúlio Vargas, perceberam que o mercado de formaturas não oferecia na época o serviço personalizado que esperavam, e decidiram que eles mesmos produziriam sua festa de formatura.
Com o sucesso subsequente, veio o entendimento de que havia uma demanda reprimida e resolveram empreender. Atualmente a B2 têm 12 anos de mercado e uma meta ousada de marcar a vida do jovem brasileiro, seja fazendo formaturas, ativações para marcas que têm uma demanda jovem ou formando parcerias com órgãos estudantis.