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Baccarat, a arte do cristal - Revista Publicittà Baccarat, a arte do cristal - Revista Publicittà

Baccarat, a arte do cristal

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Os cristais Baccarat são em todo o mundo sinônimo de luxo e sofisticação. Uma marca que atravessou os séculos constituindo em torno de si uma aura de cobiça e desejo. Uma marca presente no mundo da arquitetura e do design, que tem conseguido se manter por meio de linhas exclusivas, a renovação do seu design e operações que, na publicidade, são chamadas de co-brand, quando as marcas se associam e, assim, ganham em divulgação e uma se apóia na outra. É o caso de frascos exclusivos criado para grandes fabricantes de perfumes, como Dior e Yves Saint-Laurent.

A história dessa marca de luxo começa em 1764, quando o rei Luis XV deu permissão ao bispo de Metz, monsenhor Louis De Montmorency-Laval, para fundar a companhia de cristais Baccarat, na província de Lorraine, à leste da França. Estavam implantadas as raízes daquela que viria a ser uma das mais conceituadas cristalerias do mundo.

O primeiro cristal fabricado data de 15/11/1816. Foi transformada em primeira cristallerie da França em 1817. Desde então, a marca é sinônimo universal de lapidação precisa, manufatura delicada em objetos únicos e nas formas mais variadas. Vasos, cinzeiros, lustres, espelhos, candelabros e acessórios ultrafemininos. De reis a plebeus abastados, Baccarat é status e opulência, charme e sofisticação real.

 A fábrica sobreviveu às guerras e revoluções, sempre produzindo copos, garrafas, baldes (muitos encomendados com monogramas), seus tradicionais lustres em cascata, abajures, jóias, bijuterias, frascos de perfumes, vasos, candelabros, esculturas, maçanetas, entre outros. As peças são lapidadas à mão como pedras preciosas, em processo artesanal com caprichos e requintes.

A marca transformou-se uma unanimidade já referendada por monarcas, marajás, czares e, posteriormente por presidentes, chefes de Estado, artistas de renome, grifes mundiais e consumidores exigentes de todos os continentes. Atualmente a marca conta com mais de 50 lojas no mundo, inclusive duas no Brasil.

O Brasil, para reforça a imagem de país de grandes constrastes, possui o terceiro maior acervo de cristais Baccarat do mundo, perdendo apenas para a França, que lidera esse consumo, e Alemanha. A maior parte do acervo brasileiro é formada por lustres, especialmente em palácios públicos e grandes mansões, muitas delas hoje transformadas em museus, como a Chacará do Céu, no Rio de Janeiro.

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