Ballantine’s, o segundo scotch mais vendido no mundo, criou um copo de whisky feito para funcionar no espaço, pensando na próxima geração de apreciadores da bebida. A ideia, baseada no conceito da marca “Stay True”, é que mesmo em um futuro distante os consumidores se mantenham autênticos em suas escolhas – inclusive no seu whisky. Nos últimos 188 anos, a marca inovou a forma como a bebida é feita, e em 2015 está mudando a forma como ela é apreciada, fazendo também uma contribuição genuína para o programa espacial.
A marca incumbiu a criação a um grupo de “empreendedores do espaço” da agência de design Open Space, encabeçada pelo cientista James Parr. Batizado de Ballantine’s Space Glass, o protótipo inaugura uma nova era do turismo espacial, e soluciona o desafio de se beber whisky em um ambiente sem gravidade. O protótipo foi rigorosamente testado na torre de gravidade zero ZARM, em Bremen, Alemanha, para provar sua funcionalidade em condições similares à realidade fora da Terra.
Segundo James Parr, da Open Space Agency, o protótipo é um divisor de águas para o futuro do whisky. “Nosso desafio era desenvolver um copo que funcionasse nas condições de microgravidade, que é o termo científico para gravidade zero. Era importante que fosse criado um ritual para a forma como você bebe com o Space Glass, alinhado com o que estamos acostumados aqui na Terra – o resultado final é um conjunto de vários rituais, desde a forma como o líquido entra no copo, até o momento de consumir”, diz ele.
Para a experiência ser completa, Sandy Hyslop, Master Blender de Ballantine’s, criou também um lote exclusivo de Ballantine’s para ser apreciado no espaço. O blend foi criado com o propósito de reforçar o sabor característico do whisky e reduzir o impacto que a ausência de gravidade tem sobre o paladar. Desta forma, a marca quer garantir que o espírito do whisky permaneça autêntico no futuro.
Como no espaço não temos o mesmo senso de olfato e paladar, foi preciso criar um whisky mais robusto em sabor, porém mantendo a assinatura Ballantine’s. Astronautas sentem falta dos sabores da Terra, então reforçar o sabor frutado, forte e floral para esta nova mistura foi uma maneira de garantir que eles possam ter a mesma experiência.
“Temos o prazer em ser a primeira marca de whisky a apoiar o empreendedorismo no espaço com o desenvolvimento do Space Glass”, comentou o diretor global de Ballantine’s, Peter Moore. “Não só o copo é inovador – solucionando questões fundamentais sobre a maneira como os líquidos se movem na gravidade zero – como também é um belo design, tendo o ritual da experiência de se beber whisky em sua essência”, diz ele.