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BARILLA. DO AMOR E DA HOMOFOBIA - Revista Publicittà BARILLA. DO AMOR E DA HOMOFOBIA - Revista Publicittà

BARILLA. DO AMOR E DA HOMOFOBIA

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A marca italiana de massas Barilla iniciou no Brasil, neste mês e se valendo do Dia dos Namorados no último sábado, 12, a sua campanha “Messagio – se expresse com Barilla”, assinada pela agência LOV e com a qual pretende até o fim do ano veicular diversos filmes no ambiente digital em que a massa une as pessoas e torna-se expressão de amor. A marca tem um histórico de homofobia desde que, em entrevista ao programa de rádio La Zanzara, da rádio italiana 24, na quarta-feira, 28 de setembro de 2013, o seu presidente Guido Barilla afirmou que nunca usaria um casal gay na propaganda e que se estes consumidores “não gostam (da sua decisão) eles podem comer outra marca”. Foi o que fizeram os diversos movimentos em defesa dos homossexuais e das liberdades civis, inclusive suas famílias, promovendo um boicote à marca. Não muito satisfeito, Guido Barilla, no mesmo programa, condenou a adoção de crianças por homossexuais, dando a entender que só famílias tradicionais, as quais as rejeitaram, teriam esse direito e que sua marca é da “família” (conservadora diga-se). É claro que a empresa, como em todo caso de comunicação que envolve crise, soltou nota oficial logo após as preconceituosas declarações de seu presidente dizendo que este não era o posicionamento da marca. “Embora não possamos desfazer as declarações recentes, podemos pedir desculpas por elas. Para todos nossos amigos, familiares, funcionários e parceiros, que possamos ter ofendido ou magoado, pedimos as mais sinceras desculpas”, disse a nota oficial divulgada no dia seguinte às declarações preconceituosas de Guido Barilla.

Agora, no canal do Youtube, a marca quer mostrar aos consumidores brasileiros que é possível falar de amor por meio de um belo prato de massa. E informa, em release, que “por ser autoridade mundial no assunto, a marca lança no Brasil a campanha “Messaggio – se expresse com Barilla””. O assunto em questão é amor e respeito, exatamente o que faltou às declarações homofóbicas de Guido Barilla. A  campanha, segue o release, ” propõe aos apaixonados o desafio de se comunicarem com as pessoas amadas por meio de uma receita especial, que traduza uma declaração de amor ou um pedido de desculpas, ou a chance de se reaproximar.”

A LOV informa que garimpou pessoas da vida real, com histórias de sensibilidade e carinho, em diferentes formas de relação, para serem as estrelas dos vídeos da campanha.  O primeiro deles, celebra o Dia dos Namorados com um casal apaixonado que comemora seu primeiro ano de casamento. Ele prepara para a esposa um jantar guiado pelo chef da Barilla, Paulo Turziani, surpreendendo-a com um autêntico jantar italiano, feito com os ingredientes que ela gosta. O cenário é a cozinha experimental da Barilla em São Paulo, para onde a moça, “o alvo” da Messaggio, foi levada às escuras e pôde ouvir “Eu te amo” do marido através de um prato de conchiglie  .

Ao longo do ano, promete a LOV, “outras histórias serão contadas por meio da campanha, e a Barilla vai desenvolver receitas especiais para os fãs que compartilhares uma boa história.  Os apaixonados por massa estão convidados a enviar suas “Messaggios” no Facebook oficial da Barilla no Brasil, e assim se juntarem a esse livro de receitas de amor e vida real.

A produção do filme veiculado no Dia dos Namorados e é da Bossa Nova Films com áudio da MugShot. 

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