Para chamar a atenção para os problemas de mudança climática e encorajar o público a pressionar governantes na Conferência do Clima, a COP21, que começa em dezembro, em Paris, Ben & Jerry’s iniciou uma parceria com a Avaaz, comunidade de mobilização online que leva a voz da sociedade civil para a política global. A parceria tem como objetivo colher assinaturas para uma petição que será entregue aos líderes globais no encontro da ONU. Para dar mais visibilidade ao assunto e chamar a atenção dos consumidores brasileiros, a marca lançará nas sorveterias de São Paulo o sabor SOS (sorvete de framboesa com marshmallow, calda de framboesa e cones de chocolate branco e chocolate ao leite). Enquanto o sorvete é consumido, os cones de chocolate parecem desestruturar, fazendo alusão ao derretimento das calotas polares.
A mudança climática é um dos principais motivos de preocupação da empresa e, no final de novembro, líderes de todo o mundo serão pressionados a assinarem acordo em que se comprometem a usar 100% de energia limpa até 2050. A ambiciosa meta está alinhada à necessidade revelada pelo Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCCs) para a eliminação de toda a poluição advinda do carbono dentro dos próximos 85 anos. Para dar visibilidade à conferência histórica da ONU e incluir os seus consumidores de maneira ativa na discussão, o sabor SOS será vendido nas sorveterias da marca e também distribuído em ações de Ben & Jerry’s por São Paulo, que recolherão assinaturas para a petição da Avaaz.
“O sorvete é um instrumento para engajar o nosso público e nos ajudar a fazer a diferença como agente transformador. Aqui no Brasil, além de colher assinaturas, também estamos ajudando a Avaaz a convocar a população para uma mobilização que será realizada no dia 29/11 na Avenida Paulista, na véspera do encontro em Paris”, explica Katia Ambrósio, diretora de Ben & Jerry’s.
A petição online da Avaaz está sendo divulgada em mais de 35 países. O documento final será entregue aos governantes antes da Conferência do Clima. A intenção é que a petição, que hoje já conta com cerca de 2,9 milhões de assinaturas, chegue aos 3 milhões e encoraje os líderes globais a se comprometerem com o uso de energias limpas até a metade do século XXI.
Se derreter, Melou!
Assinada pela LiveAD, a campanha de mobilização pelo clima “Se derreter, Melou!” conta com ações nas ruas, lojas e ambiente digital (Instagram, Facebook e Twitter). Com intuito de chamar a atenção do público jovem para os problemas de clima do planeta, os youtubers Rafael Moreira e Malena Nunes foram convocados a convidar os seus milhares de fãs a assinar uma petição da Avaaz por um mundo com 100% de energia limpa até 2050 e participarão de Mobilização Mundial pelo clima, que acontece no dia 29 de novembro. Na semana da marcha, pegarão carona na Kombi Ben & Jerry’s, que vai estacionar em lugares estratégicos de São Paulo, para coletar assinaturas e distribuir sorvete de graça. Tudo será gravado e postado por Fael e Malena em seus diversos canais. A campanha também poderá ser vista nas lojas, com funcionários uniformizados pela causa e o novo sabor de sorvete, o SOS.