Terá início hoje, 15, a segunda etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, no CTAN (Campus Tancredo Neves) da Universidade Federal de São João del-Rei (MG). A cidade mineira receberá cerca de 900 ciclistas e suas bikes, de nove países, que competirão até domingo (17), em quase 30 categorias diferentes, do mirim ao veteranos vão invadir as ruas da cidade mineira. Prova de classe 1, segundo critério da UCI, o evento deste ano dará 60 pontos ao vencedor do Cross Country (XCO) e 10 pontos ao vencedor do Sprint Eliminator (XCE) nos rankings mundial e olímpico, além de novamente valer como etapa da UCI Junior Series.
“A estrutura do CTAN já está toda montada para recepcionar os atletas, suas bikes e o público para mais uma etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike. A expectativa é de que o evento em São João del-Rei seja novamente um sucesso, assim como nos dois anos anteriores. A presença maciça de atletas estrangeiros e brasileiros de ponta torna a competição imperdível”, declara Rogério Bernardes, organizador da principal competição de MTB da América Latina, que tem entrada gratuita ao público nos três dias.
Além do catarinense Érick Bruske (AOO Specialized), brasileiro mais bem colocado no ranking (24.), e do mineiro Gilbero Cesar de Melo (TSW Tean), campeão em Araxá, a competição júnior, que distribui pontos para o ranking mundial, reunirá importantes nomes do ciclismo internacional e suas poderosas bikes, como o colombiano Egan Bernal (vice-campeão mundial em 2014 e quinto colocado na UCI). No feminino, as favoritas Jaqueline Borba e Larissa Brasa terão a concorrência de ciclistas de Argentina, Chile e Colômbia.
Na Super Elite masculina, o fluminense Henrique Avancini (Cannondale) tentará o bicampeonato em São João del-Rei para manter a soberania brasileira na etapa. Para tanto, terá de superar a concorrência de Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano, campeão em 2013), Rubens Valeriano (AOO Specialized) e atletas estrangeiros de cinco países: Chile, Colômbia, Equador, Suíça e Venezuela.
Já na Super Elite feminina, em que as brasileiras também sempre venceram em São João, três atletas despontam como favoritas: as mineiras Erika Gramiscelli (campeã do ano passado, da Funvic Soul), Isabella Lacerda (da LM/Shimano, campeã em 2013 e 34. no ranking), além da goiana Raiza Goulão (da AOO Specialized e brasileira mais bem colocada no ranking mundial, no 29. lugar). Elas enfrentarão estrangeiras como Agustina Apaza (Argentina, 48. no ranking), Alexandra Serrano (Equador, 59.) e Adriana Rojas (Costa Rica, 70.)
A etapa de São João del-Rei da CIMTB Levorin ainda terá a Copa LM Bike de Amadores, que compreende as categorias Mirim, Expert, Cadete, Feminina Over 40, Feminina sub-40, Veterano, Master e Segurança Pública.
A etapa de São João del-Rei da CIMTB Levorin também será importante para as pretensões olímpicas do Brasil. Atualmente, o país está na 12ª colocação do ranking masculino de Cross Country da UCI , posição que garante dois brasileiros nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. No ranking feminino, o país aparece em 10º, posto que classifica uma brasileira para o Rio 2016. O País precisa ficar ao menos em oitavo para garantir duas ciclistas nos Jogos.
Programação
Nesta sexta-feira, a movimentação das bikes na pista montada no CTAN começará às 13 horas, com os treinos livres para o XCE, que terão uma hora de duração. A partir das 14 horas, será realizada a tomada de tempo para definir os finalistas do Sprint Eliminator: classificam-se 16 na Super Elite masculina e oito na Super Elite feminina.
No sábado, o dia é cheio. Logo cedo (9h), as finais do Sprint Eliminator, depois treinos livres para todas as categorias do Cross Country. No início da tarde (14h), o Passeio Ciclístico Sense Bike, seguido das provas e premiações das categorias da LM Bike de Amadores (15h30). O dia termina com Congresso Técnico (18h15) e a largada da corrida a pé, Night Run (19h30).
O domingo começa às 8 horas da manhã, com as primeiras largadas das bikes no CIMTB Levorin, seguidas pelas respectivas premiações, com destaque para a Super Elite, masculina e feminina, a partir de 14 horas.
A Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 20ª Edição em 2015. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e o co-patrocínio de LM Bike, Shimano, Specialized e Audax.