O especializado Meios & Publicidade, de Portugal, traz uma entrevista saborosa com os estrategistas da Pedigree, que lançaram uma campanha para a adoção de cães abandonados. Assim, fazem uma boa ação que pode resultar em vendas maiores da ração. Não deixa de ser uma boa idéia. Confira a entrevista:
Rui Oliveira Marques
A Pedigree lançou uma campanha nacional para convencer os portugueses a adoptarem um cão abandonado. Raul Andrade (dog portfolio manager) e João Machado (Pedigree snacks&treats brand manager) explicam os pormenores da Missão Adopção.Meios & Publicidade (M&P): Pela primeira vez uma marca está a criar uma acção nacional de solidariedade em torno de animais. Isso significa que os portugueses não estão atentos aos problemas como os cães abandonados?
Raul Andrade (RA): A Missão Adopção nasceu nos EUA onde se chama Pedigree Adoption Drive, onde já se encontra no seu quarto ano. Em Portugal, Pedigree sempre teve um papel activo na divulgação da posse responsável de animais de companhia, promovendo acções de adopção e acções de banco alimentar em especial durante o Dia Mundial do Animal que acontece todos os anos a 4 de Outubro. Iniciativas como o livro Portugal pelos cães cujas vendas revertiam em alimentação para cães abandonados ou a criação da petição para a criação do Dia Nacional do Cão foram exemplos da forma especial como a marca tem actuado nos últimos anos para sensibilizar e ajudar à resolução do problema do abandono. Pedigree Missão Adopção é a continuidade do trabalho feito pela marca nos últimos anos. Queremos acordar os portugueses e fazer com que todos os cães encontrem um lar onde possam ser felizes. Com Pedigree Missão Adopção, vamos reforçar a dimensão e o papel da marca como a única marca realmente capaz de compreender os cães como eles são. Existe uma crescente preocupação com o bem-estar dos animais e penso que os portugueses estão cada vez mais despertos para esta temática.
M&P: A acção da Pedigree pretende reduzir o número de cães abandonados. Dos estimados 10 mil cães que existem em Portugal, quantos poderão vir a ser abrangidos por esta campanha?
João Machado (JM): Dado este projecto ter uma abrangência e profundidade nacional, esperamos impactar o máximo de animais com esta iniciativa e desses contamos que cerca de 1500 animais sejam adoptados.
M&P: Quantas associações é que estão envolvidas?
RA: Até ao momento contamos com a colaboração de cerca de 21 instituições.
M&P: As associações mostraram-se abertas a participar no projecto da marca?
JM: As instituições e Câmaras Municipais com as quais estabelecemos parcerias foram escolhidas de acordo com os seus princípios e idoneidade, sobretudo no que se refere ao respeito pelos direitos dos animais. São igualmente instituições de reconhecido mérito público e que se inserem no plano de suporte para o projecto Missão Adopção, que mostraram grande receptividade à participação neste projecto. Todas as instituições que estão connosco neste projecto foram recomendadas e validadas pela Liga Portuguesa dos Direitos do Animal.
M&P: A Missão Adopção não é também uma forma da marca alargar o número de clientes?
RA: Para a Pedigree o mais importante é difundir com a implementação destes projectos a sua mensagem Somos pelos Cães, impulsionando através de atitudes reais a adopção de cães e promoção da interacção entre animal e dono. Esperamos que estas mensagens cheguem ao maior número de pessoas, de modo a que o número de animais abandonados diminua substancialmente. As pessoas que trabalham na Pedigree são pessoas que se regem por valores humanos e que gostam de sentir que cumpriram o seu dever ao final do dia e que contribuíram para o bem-estar da sociedade.
M&P: Quanto é que a Pedigree está a investir no projecto?
JM: Em termos de campanha publicitária, o investimento ronda os 1,2 milhões de euros.
M&P: A Missão Adopção arrancou há pouco tempo, mas pode já apresentar alguns resultados?
RA: O projecto têm apenas uma semana e até ao momento conta com 12 adopções.
M&P: É possível estabelecer diferenças na forma como os portugueses cuidam dos seus cães, em comparação com outros países onde a Pedigree está presente? Em que aspectos é que estamos bem e quais os que podemos melhorar?
JM: Penso que não existe um critério de comparação entre países. Esta questão é universal e individual e relaciona-se sobretudo com a cultura de cada país e com a educação e civismo da sua população.