A rede também se destaca como meio de comunicação utilizado por mais tempo, uma média de cinco horas por dia durante a semana – cerca de uma a mais do que no ano anterior e superior ao resultado da televisão, de quatro horas e meia diárias. “Neste cenário fica clara a importância da presença virtual para o sucesso das empresas”, conta Gabriel Motta, sócio da Ingage, agência especializada em marketing digital.
Em resumo, ele explica as vantagens do trabalho desenvolvido na web como “garantia de uma maior taxa de conversão de leads em vendas, assim como elevado retorno financeiro sobre o investimento”. Além disso, o custo é mais acessível para PMEs, distantes da média cobrada em televisões, rádios e mídias impressas. “O cliente também consegue ver diretamente o resultado da ação dele, o que inspira mais confiança”, afirma Motta.
Dados encontrados pela análise da Ingage como idade de usuários, localização, escolaridade e condições socioeconômicas, entre outros, também ajudam a segmentar o público-alvo das empresas e otimizar a atuação do marketing digital. Um exemplo: quando se leva em consideração apenas os brasileiros com ensino superior completo, a porcentagem de conexão sobe para 72%. Outro: as razões principais para entrar na internet são “Entretenimento” e “Informação”, cada uma com 67% das intenções de uso.
No caso da Ingage, todo o trabalho é pensado dentro do inbound marketing, prática que concentra todas as frentes de atuação da agência em uma mesma plataforma, o Hubspot. Desde geração de conteúdo, até SEO e avaliação de resultados, o processo completo é feito com a ferramenta americana. “Além dos treinamentos, fizemos uma imersão de alguns dias na matriz da Hubspot em Boston para aprender a usufruir ao máximo os recursos”, afirma o sócio.