A OpusMúltipla, juntamente com o IPTRAN (Instituto Paz no Trânsito), do Paraná, deu continuidade às ações da exposição Brinquedos Órfãos, que foi apresentada na Semana Nacional do Trânsito (de 18 a 25 de setembro), no Shopping Omar, em Curitiba. A ação já passou por diversos pontos da capital paranaense e reúne os brinquedos de crianças que foram vítimas fatais de acidentes de trânsito. Idealizada para conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade no trânsito, a mostra Brinquedos Órfãos apresenta junto aos brinquedos o nome das crianças e depoimentos em vídeo com histórias contadas pelas próprias mães.
O filme é emocionante, mas o maior impacto é mesmo a exposição com os brinquedos órfãos porque as crianças que tinham neles uma forma de expressão de afeto e felicidade morreram, vítimas muitas vezes da imprudência de motoristas no trânsito, inclusive familiares. O grande impacto gerado pela mostra é um importante instrumento de comunicação. O redator da OpusMúltipla, Guilherme Pinheiro, é o autor da ideia da exposição “Brinquedos Órfãos”.
“Sabemos que o trânsito faz vítimas inocentes e que o causador do acidente quase sempre sai ileso. Dentro desse contexto, vejo que não existem vítimas mais inocentes do que as crianças”, explica Pinheiro. Aos 21 anos, o jovem publicitário diz que não foi fácil visitar as mães e colher os depoimentos. “Chegar para uma mãe e pedir emprestado um brinquedo de uma criança, do filho que faleceu, e ouvir a sua história é bem triste. Mas eu queria fazer isso, queria trazer essas histórias para as pessoas e segui até o final”, revela o criador da mostra Brinquedos Órfãos.