A cerveja Budweiser é reconhecida tanto pelo rótulo como por suas criativas campanhas que contribuem para manter a marca viva entre os consumidores. Só que Budweiser, como de resto todas as marcas industriais de cerveja, enfrentam nos últimos anos o crescimento de um grupo de consumidores jovens, conhecidos como “hipsters”, que tem como característica o fato de depreciarem grandes marcas em favor de produções artesanais, difundindo-os nas redes sociais. Antes que os “hipsters” de Nova York viessem a influenciar outros jovens de sua geração nos Estados Unidos, Budweiser decidiu desmascará-los em uma inusitada ação.
Para isso, a cervejaria criou um bar em Nova York, no Brooklyn, onde é crescente a onda “hipsters” e contratou jovens, como eles, para divulgar o lugar que venderia cerveja artesanal com fórmula sem alteração há mais de um século e preparada com ingredientes especiais e água de comprovada origem e qualidade. Para a inauguração, os jovens prometeram a degustação de uma cerveja especial aos principais influenciadores dos grupos “hipsters”. Resultado: aprovaram a cerveja, fizeram as comparações de costume, evidenciando a qualidade da mesma em relação às de marca e que este sim era um produto a ser apreciado “sem moderação”.
Nem precisa dizer que ficaram surpresos ao serem informados que, num teste cego, estavam bebendo, na verdade, Budweiser. A cervejaria conseguiu, assim, provar que essa tendência não se fundamenta. É apenas modismo daqueles que desejam mostrar ao ciclo de amigos que influenciam, inclusive por meio de blogs, que são apreciadores das “verdadeiras” cervejas. Budweiser acabou por se mostrar verdadeira e agora usa das redes digitais para mostrar o feito de ter conquistado o paladar dos “hipsters”. De quebra, reforçar sua hashtag #ThisBudsForYou, inclusive para os hipsters.