Cafe Prima da Polônia decidiu comemorar os 25 anos que marcam este ano o fim do regime comunista no país com uma ação de marketing assinada pela FCB Varsóvia que está se viralizando e emocionando muitos poloneses ao redor do mundo. É que eles estão agradecendo e reencontrando pessoas que, pelos correios, enviaram café, roupas e artigos de primeira necessidade durante o estado de guerra para suprir suas necessidades. O atleta de luta grego-romana, campeão Olimpico em Sydney e Atlanta, Andrzej Wronski é o primeiro a aparecer na campanha agradecendo ao suíço que enviou pelo correio um par do calçado para que pudesse treinar e lutar, conquistar medalhas. O calçado tornou-se símbolo da força e determinação do lutador Wronski que, agora, reencontra seu bem feitor no envio de um quilo de café como gratidão simbólica pelo que esse lutador de um país mais rico, a Suíça, residente na ocasião na França, fez naqueles anos de regime de exceção na Polônia. FCB Varsóvia criou um site especial onde 5 mil histórias (www.thankyouparcels.pl) como a do campeão olímpico foram anexadas. O tráfego no site de Cafe Prima aumentou mais de 4000%. A empresa que é fruto do novo mercado, que surgiu após o fim do regime comunista em 1989, comemora o resultado e a visibilidade global que a marca conquistou.
Para entender o filme:
O filme de Cafe Prima assinado pela FCB Varsóvia remonta ao período da lei marcial na Polônia (Stan wojenny em polaco, ou seja, estado de guerra) entre 13 de dezembro de 1981 a 22 de julho de 1983, quando o primeiro-ministro, o general Wojciech Jaruzelski tenta, pela força, esmagar a oposição que encontrou no líder sindical Lech Walesa e no seu sindicato Solidarnosc (Solidariedade) uma liderança capaz de movimentar o tabuleiro do poder na Polônia. Walesa promoveu uma bem sucedida greve no estaleiro de Gdansk que teve que ser reconhecida pelo regime em acordo assinado com o governo para o seu término, legitimando o movimento. A chegada de um polonês ao trono de Pedro no Vaticano, o Papa João Paulo II, foi outro fator a estimular mudanças no país. As greves se espalharam e o movimento ganhou força e uma longa batalha se instaurou. Como faltavam mantimentos e artigos de primeira necessidade, uma verdadeira rede de solidariedade, sobretudo católica, surgiu enviando, em cartas e pequenos malotes, artigos que, do outro lado, os poloneses demandavam, desde uma camisola ao café, que para driblar o cheiro era envelopado e dupla, triplamente embalado.
Com a ação “Thank you parcels” de Cafe Prima, essa página recente da vida polonesa é resgatada em belo vídeo-case, aquilo mesmo de que a vida é feita: encontros e desencontros. Lutas pela liberdade e pelo bem estar que nos movem, pequenos gestos que podem mudar para sempre as vidas do outro, agregando fortuna crítica, agora compartilhada em redes sociais. E os poloneses mostram o quanto aquelas pequenas “parcelas”de alimentos, roupas, por vezes apenas uma palavra amiga, foram importantes naquele momento e ficaram para sempre na memória. O envio simbólico de um quilo de Cafe Prima sela e ambienta essas história que se multiplicam na rede social, tornando a campanha da FCB VARSÓVIA um fantástico case de marketing de relacionamento e de como recontar uma história do ponto de vista de atores que foram por ela impactados, mas cujas memórias estavam lá a todo o tempo até que alguém as despertasse novamente. Foi o que fizeram o anunciante, Cafe Prima, e a sua agência, a FCB Varsóvia. Emocionante.