A desastrosa campanha “Gente boa também mata” do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil do governo federal virou meme na internet e abriu espaço também para os chamados anúncios de oportunidade, em que uma mensagem pega carona em outra que está gerando buzz – o famoso ti-ti-ti – nas redes sociais. A Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República procurou minimizar o estrago, ligando inclusive para formadores de opinião, como o jornalista e apresentador da TV Globo André Trigueiros, que criticou essa desastrosa campanha nas redes sociais e relatou o teor do telefonema em sua página no Facebook. O teor não é diferente da nota oficial que a Secom divulgou na tentativa de esclarecer que nesse primeiro momento queria mesmo “chocar” para depois veicular uma informação didática e de melhor qualidade do que esta campanha assinada pela agência de publicidade nova/sb:
“O objetivo do governo é chamar a atenção para atitudes que até mesmo pessoas comuns podem ter ao volante, sem avaliar as consequências. O alerta que se faz é que não apenas o motorista estereotipado como ‘inconsequente’ provoca acidente. Mesmo que involuntariamente, qualquer cidadão pode causar acidentes graves e até mortes no trânsito com pequenas atitudes, como mandar um WhatsApp enquanto conduz, desviar a atenção das ruas ao trocar a música no rádio ou fazer uma ultrapassagem em locais de risco, sem visibilidade ou em trecho com faixa continua”
Curiosamente, no entanto, a campanha buscou atingir todos aqueles que, nos movimentos sociais, lutam por um mundo melhor, mais solidário e menos violento.
As memes, é claro, apresentam uma linha criativa bem melhor do que a criada pela nova/sb e desastrosamente veiculada pelo governo federal. Confira algumas: