A fabricante de embutidos espanhola Campofrío, que nasceu em 1952 na cidade de Burgos, na província autônoma de Castela e Leão, tem surpreendido sempre com campanhas publicitárias que revelam, com sensibilidade, a alma do povo espanhol. Não foi diferente no apagar das luzes de 2016 e no ingresso deste ano de 2017. Pelas mãos da agência McCann Spain, Campofrío colocou no ar, na televisão e em plataformas digitais, o filme “Hijos del entendimiento”, que é um sensível apelo ao entendimento e ao respeito às diferenças. A própria empresa explicou seu objetivo em comunicado.
A campanha propõe uma reflexão social, o que coincide com o final de 2016. Nos últimos anos, mais ligados à crise, Campofrío tem mostrado o lado positivo e a capacidade dos espanhóis para enfrentar as dificuldades graças ao senso de humor e a apreciação das pequenas coisas da vida cotidiana. Neste momento, após um ano de discrepâncias e divergências, eleições e mal-entendidos, era hora de colocar o foco em que muitas coisas e mais naquelas que nos unem do que naquelas que nos separam.