A Femama,o Instituto Oncoguia e a Roche lançaram ontem, 17, no Masp, em São Paulo, capital, a campanha Por Mais Tempo, que discute a realidade das mulheres com câncer de mama metastático, fase da doença em que o tumor atingiu outros órgãos do corpo. Trata-se de uma iniciativa inédita e colaborativa em que médicos, ONGs e indústria se uniram para tornar a doença mais conhecida pela sociedade. “Com a perspectiva crescente das pacientes viverem mais com o câncer de mama mesmo nos estágios mais avançados, o debate sobre câncer de mama metastático se torna cada vez mais relevante”, explica a dra. Maira Caleffi, presidente da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), uma das idealizadoras desse movimento.
No Brasil, de todos os novos casos de câncer diagnosticados anualmente, o câncer de mama representa 22%. Estimativas do INCA (Instituto Nacional do Câncer) apontam 57 mil novos casos da doença em 2015. Hoje, sabe-se que aproximadamente 50% das pacientes atendidas pelo sistema público de saúde no Brasil descobrem a doença em estágio avançado. Dados em escala mundial indicam que até 30% dos casos evoluem para o estágio metastático, quando o tumor já atingiu outros órgãos do corpo.
Pesquisa Datafolha encomendada pela campanha Por Mais Tempo, mostra que metade da sociedade brasileira desconhece a fase mais avançada do câncer de mama e também não sabem da existência de tratamento. Com o avanço da medicina, já existem alternativas de tratamento que controlam o tumor. Por meio das terapias-alvo, é possível atacar especificamente as células tumorais, impedindo a progressão da doença, proporcionando mais tempo e qualidade de vida às pacientes.
“Precisamos tornar esses avanços da medicina acessíveis a todas as pacientes com câncer de mama metastático. Essas mulheres hoje vivem a dura realidade de lutar contra o tumor e pelo direito de viver mais”, afirma Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia e idealizadora da campanha.
A Campanha Por Mais Tempo quer ampliar o debate e mobilizar toda a sociedade para participar desse movimento e ajudar as mulheres com câncer de mama metastático a viver mais. Uma petição solicita ao Ministério da Saúde a incorporação de tratamentos mais adequados para as pacientes com câncer de mama metastático. A petição está disponível no link www.pormaistempo.com.br.
Ainda para marcar o lançamento da campanha, na noite de ontem, o relógio na Central do Brasil (RJ) foi iluminado com a cor rosa, e o Museu Nacional (DF) recebeu a projeção de um relógio em sua fachada. Nas mídias sociais, vídeos com depoimento das pacientes mostram a realidade vivida por essas mulheres e o desejo de conquistarem mais tempo. Para que todos possam entender o quanto vale um, dois ou cinco anos de vida, um aplicativo no Facebook fará uma retrospectiva dos principais acontecimentos na vida dos usuários, mostrando quantos sonhos são possíveis de realizar quando há tempo.
As ações da campanha Por Mais Tempo começaram com uma fase pré-lançamento, que contou com laços rosa em relógios nas cidades de Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF), além de cartazes sobre a campanha em São Paulo (SP). Também como parte da campanha, um vídeo com celebridades expressando sua relação pessoal com o tempo circulou pela internet durante os dias que antecederam ao lançamento.
Sobre a Femama
A Femama – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – é uma entidade sem fins econômicos que concentra uma rede de 58 instituições ligadas à saúde da mama, presentes em 17 Estados e no Distrito Federal, e integra mais de 1 milhão de cidadãos. A Federação atua na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a formulação de políticas públicas de atenção à saúde da mama para reduzir os índices de mortalidade por esse tipo de câncer no Brasil.
Sobre o Instituto Oncoguia
Associação civil sem fins lucrativos, fundada em novembro de 2009, o Instituto Oncoguia existe para defender e garantir os direitos dos pacientes com câncer. Com a missão de ajudar o paciente com câncer a viver melhor por meio de ações de educação, conscientização e apoio, a entidade tem os seguintes objetivos estratégicos: disponibilizar informação de qualidade para o paciente, seus familiares e população em geral; educar a população e o paciente com câncer sobre a importância do autocuidado em saúde, bem-estar, qualidade de vida e cidadania; empoderar a população e os pacientes com câncer, dando voz e oferecendo apoio e suporte às suas principais necessidades; promover e facilitar o acesso do paciente com câncer aos seus direitos, e contribuir para o aprimoramento das políticas públicas relacionadas ao câncer, engajando parlamentares e gestores em prol da causa.