O Grand Prix da estreante categoria Glass Lion do Festival Internacional de Criatividade – Cannes Lions foi conquistado pela agência indiana BBDO Mumbai com a campanha “Touch the pickle” para a fabricante de lenços umedecidos Whisper, da Procter & Gamble. O filme, bastante emotivo e bem humorado, busca quebrar os tabus em torno da menstruação feminina de que, nessas ocasiões, o que é reforçado religiões arcaicas, elas se tornam impuras e amaldiçoadas. O filme, assinado pela BBDO Mumbai, vai direto ao ponto e estimulou um movimento de que as mulheres podem se sentir livres e convivendo com todos nessas ocasiões, inclusive tocando em tudo que está em volta sem risco de contaminarem pessoas e objetos.
Em diferentes situações da campanha, mulheres menstruadas tocam em tudo e tudo fica como está e até o ambiente mais feliz diante da irradiante felicidade delas. É mais um filme a conquistar Grand Prix que toca de forma sensível na realidade e cultura, contribuindo para mudanças de comportamento e atendendo o desejo de consumidores de ter seu espaço, seu lugar no mundo respeitado. A Procter & Gamble, dona de Whisper, tem procurado por meio de ações pontuais tornar a marca simpática e participante da vida das pessoas. Tem marcado sucessivos gols nessa estratégia, a exemplo de Like a Girl, veiculado no Super Bowl 2015 e que foi apontado como um dos comerciais líder de visualizações no Youtube, onde despontou também como o melhor veiculado este ano até o momento. Faz sentido.
P.S.: O Brasil não domou nenhuma leão da nova categoria, a Glass Lion.