O Grand Prix de Radio do Festival Internacional de Publicidade – Cannes Lions foi conquistado pelas unidades da Grey Germany, de Dusseldorf e de Berlim, pela ação “The Berlin Wall of Sound – The most unbearable radio ad” para a Soundcloud. Mostra o compromisso dos europeus em manter viva a história, 25 anos após a queda do muro erguido no pós-guerra e que deixou cicatrizes que o som expõe.O muro separou a Alemanha Ocidental da Alemanha Oriental, com o predomínio dos vencedores da batalha que exterminou o nazismo, com o lado ocidental sob a guarda dos Estados Unidos e o então oriental sob o comando da extinta União das Repúblicas Soviéticas Socialistas (URSS). O som capta as mortes daqueles que queriam quebrar essa cortina, símbolo da guerra fria, e nela foram mortos. Registra mortes em 1961 e as primeiras manifestações de 1989, que culminariam com a derrubada do muro e a reintegração das duas Alemanhas. Trata-se um trabalho histórico e de um registro que mostra o passado recente que não deve ser esquecido como condição para o futuro.
Na categoria Radio, o Brasil conquistou 4 leões, sendo um de prata e três de bronze. Confira:
PRATA
Parking Radio/Africa/FMA Seguros
BRONZE
Sopa/Talent/AM/PM POSTOS IPIRANGA
Gay Frequency/Lew’Lara\TBWA/Mix Brasil
Radio Finger/Y&R/Grupo Petrópolis