A Cidade de Buenos Aires, onde as ciclovias funcionam 24 horas, numa demonstração de civilidade e respeito à mobilidade urbana nos grandes centros, conquistou o Grand Prix de Press (peças impressas) do Festival Internacional de Criatividade – Cannes Lions 2015. As peças criadas pela agência La Comunidad são de bom gosto, transmitem uma mensagem direta, são lúdicas e fogem totalmente às “invencionices” criativas, com as quais alguns publicitários conquistaram prêmios em outros anos, ainda que o público, a quem interessa a comunicação comercial, não entendesse claramente a mensagem. Neste caso, é tudo muito direto: no formato de desenho, o esquilo corre atrás da noz, o bebê atrás do peito, as libélulas atrás de luz e o cachorro atrás do próprio rabo para pontuar que você nunca deve parar de andar (Never Stop Riding).
A conquista do Grand Prix pela La Comunidad em campanha da cidade de Buenos Aires é uma demonstração de maturidade e sintonia do Festival Internacional de Criatividade – Cannes Lions com as grandes questões da modernidade, em que a mobilidade urbana hoje é uma preocupação em todo o mundo. Uma sintonia que também se fez presente na conquista do Grand Prix de Promo&Activation pela Grey London em peça criada para a Volvo, Life Paint, de forma a permitir que ciclistas trafeguem à noite com mais segurança.
O festival mostra, assim, que está deixando modismos criativos, que só conseguem os aplausos dos criativos e afins, para ingressar num plano maior de debate onde os fatos e as tendências que realmente impactam a sociedade são premiadas. Não deixa de ser uma importante e benéfica sinalização para o mercado que tem em Cannes o seu farol.