Palavras íntimas como ovário, vagina, útero, colo foram reveladas e deram à Leo Burnett México o Grand Prix de Health & Wellness do Festival Internacional de Criatividade – Cannes Lions 2015 na categoria Lions Health. “Palavras íntimas” foi criado para a marca de absorventes femininos Always, da Procter & Gamble, como contribuição para evitar que mais mulheres morram naquele país em decorrência do câncer de útero por desconhecerem as palavras com as quais os médicos e os medicamentos se referem às partes íntimas femininas. De acordo com dados oficiais, cinco mil mulheres morrem por ano em decorrência da doença que atinge em grande parte a população indígena daquele país. Como o órgão produtivo feminino não é pronunciado nos dialetos, por tratar-se de tabu, elas acabam ficando sem tratamento ou não entendendo o foco onde está a doença que, com diagnóstico prévio, pode ser combatida a partir dos primeiros sintomas.
A ação criada pela Leo Burnett México para a Always, da P&G, envolveu médicos, sociólogos, professores, linguistas e as comunidades indígenas afetadas pela doença para que as palavras perdidas, íntimas, fossem reveladas como útero, vagina e ovário resultando num livro, “Palavras íntimas”, que possa ser passado de geração a geração, ajudando essas mulheres a entenderem melhor o seu corpo, os sintomas do câncer e como combatê-lo e informar exatamente aos médicos onde sentem as primeiras dores, pois o erro de diagnóstico foi constatado como um dos graves problemas entre a população.
Vamos torcer para que ação, contemplada com o Grand Prix de Cannes, tenha continuidade salvando mais vidas no México. Uma bela e sensível campanha.