As agências de publicidade e propaganda brasileiras deixaram Cannes, na francesa Côte D’Azur, com 90 leões conquistados no Festival Internacional de Criatividade – Cannes Lions 2016. Poderiam ser 92 não fosse a dor de cabeça criada para a AlmapBBDO por campanha de Aspirina, acusada de machismo e de não ter sido veiculada com dinheiro da Bayer, dona do medicamento. Resultado: a agência abriu mão dos dois leões. Ainda assim, o resultado superou as expectativas, embora abaixo dos 108 leões domados em 2015. Os 90 leões brasileiros foram conquistados, no total, por 18 agências, dos quais dez de ouro, 22 de prata e 58 de bronze sem nenhum Grand Prix para embalar a presença do país neste balneário francês como ocorreu no ano passado quando a F/Nazca Saatchi&Saatchi, comandada pelo publicitário Fábio Fernandes, deixou o Palais des Festivals de Cannes com um inédito, para o Brasil, Grand Prix de Film. Foi conquistado por trabalho criado pela agência para a Leica Gallery São Paulo celebrando os 100 anos de fotografia por uma marca associada aos grandes registros históricos do século 20 pelas mãos de gênios como Cartier-Bresson.
Vida que segue até o próximo festival.