Desde ontem, 18, Cannes, o balneário francês da Côte D’Azur, recebe os participantes do Festival Internacional de Criatividade – Cannes Lions 2016, que tem a maior parte de suas atividades, inclusive as principais premiações, a partir desta segunda-feira, 20, até o sábado, 25, quando serão oficialmente revelados os prêmios de filmes, que deram origem a esse festival que chega à sua 63ª edição este ano. O número de inscrições bateu recorde este ano, somando 43.101 trabalhos de todo o mundo, com a maioria das peças, 5.365 no total, disputando os leões de Outdoor. A participação brasileira, no entanto, é 10% menor este ano, tanto em trabalhos como em participantes.
Este ano também marca uma inovação em que quatro festivais dentro do Cannes Lions estarão ocorrendo paralela e simultaneamente, o que é o caso do Lions Health, que premia peças relacionadas à saúde e bem estar, cujo prêmios foram entregues ontem, 18. O segundo é o Lions Innovation, que premiará tecnologia e o terceiro é a primeira edição do Lions Entertainment, uma vez que as marcas globais estão cada vez mais focadas neste tipo de evento que leva entretenimento aos seus fãs e consumidores. O quarto, é claro, é a nave mãe, o Cannes Lions que é importante ferramenta de consagração de agências e profissionais de propaganda.
Desde a sua criação, quando a intenção era a de premiar filmes publicitários capazes de levar receita e manter abertas as salas de cinema, o festival vem se tornando um centro revelador de tendências do fazer comunicação comercial e premiando filmes e peças publicitárias que servem de inspiração para a produção ao redor do mundo. O balneário francês é até o próximo fim de semana, o centro de atenções da comunicação comercial e dos debates em torno da comunicação e das novas plataformas que desafiam a abordagem de consumidores ao redor do mundo.
A Revista Publicittà acompanha com olhar atento os movimentos desse festival a partir desta segunda-feira, 20,quando se iniciam os debates no Palais des Festivals de Cannes e também a projeção dos filmes de diversas categoriais que disputam os famosos leões, uma lembrança da primeira edição do festival que ocorreu na cidade italiana de Veneza, que tem esse animal como símbolo, presente nas pilastras da Praça de São Marcos.