Pesquisa realizada pelo IBOPE Media na Grande São Paulo, por meio do Easy Celebridades, aponta que Carlinhos Brown foi o artista que mais apareceu em comerciais da TV aberta em 2014. Apesar disso, o músico não lidera o ranking das personalidades mais conhecidas no Brasil, posto ocupado por Neymar, de acordo o Celebrity DBI, estudo realizado pela IBOPE Repucom – joint venture entre o IBOPE Media e o Repucom (que integra o grupo RSMG Insights).
“Quando consideramos que as marcas utilizam cada vez mais os artistas em suas propagandas, torna-se relevante entender qual o impacto e a impressão que cada um causa no telespectador. Por este motivo, estudos como o Easy Celebridades e o Celebrity DBI, realizado pelo nosso parceiro IBOPE Repucom, são muito importantes”, explica Rita Romero, diretora executiva do Monitor, do IBOPE Media.
“Com o primeiro, podemos monitorar a aparição das celebridades na TV aberta, enquanto o segundo mostra as percepções da população sobre famosos em vários países. Desta forma, conseguimos entregar análises completas e robustas para o mercado publicitário”, complementa a executiva.
Carlinhos Brown alcançou a primeira posição entre as personalidades que mais apareceram em comerciais devido ao alto volume de inserções da campanha “Vem Pra Urna”, do Tribunal Superior Eleitoral. Atrás do cantor, aparecem Ivete Sangalo, Neymar, Gisele Bündchen, Zezé de Camargo e Luciano, Tatá Werneck, Fátima Bernardes, Rodrigo Faro, Rodrigo Hilbert e Ronaldo Fenômeno, nesta ordem.
Quando falamos sobre a popularidade de cada celebridade, no entanto, a ordem do ranking traz alterações. Entre as top 5 celebridades, segundo o IBOPE Repucom, a mais reconhecida pelo público é Neymar, com nota 98.24, seguida por Ivete Sangalo (98.22) e Gisele Bündchen (98).
Além da popularidade, o Celebrity DBI analisa sete características dos famosos (appeal, aspiration, breakthrough, endorsement, influence, trend-setter e trust) para chegar em um índice final, o DBI Score. Gisele Bündchen, Ivete Sangalo e Neymar, respectivamente, foram as celebridades que fecharam 2014 com as maiores médias na combinação de todos os oito atributos.
Metodologia Celebrity DBI
Com base em uma amostra com representatividade nacional em cada país em que o IBOPE Repucom atua, os participantes da pesquisa respondem a perguntas-padrão sobre uma lista de personalidades. No Brasil, a amostragem conta com seis mil pessoas, com idade entre 16 e 69 anos, que avaliam cerca de 300 celebridades brasileiras e 300 globais, entre atores, esportistas, músicos e apresentadores. No mundo, são avaliados mais de sete mil nomes.