Empoderar por meio do acesso à informação. Esse é o propósito que uniu o Catraca Livre, plataforma jornalística baseada na experimentação, e o Grupo Minha Vida, maior grupo de comunicação com foco em saúde e bem-estar do país, para formar a rede Vida Livre. A parceria inédita pretende defender causas transformadoras de forma reflexiva e criativa, promovendo projetos que tragam benefícios para a população, como incentivo para uma alimentação mais saudável e divulgação de ações que contribuem com a saúde pública.
A união estratégica de dois dos maiores publishers independentes brasileiros cria uma das mais poderosas plataformas de conteúdo e influência do país. Estima-se que, juntos, consigam impactar mais de 46 milhões de pessoas* por mês, o que torna a rede Vida Livre um dos canais de maior alcance do Brasil. “Criamos a rede Vida Livre pois acreditamos que cada pessoa pode tomar uma posição de protagonismo na sua própria vida e que isso pode ser feito por meio de informações que empoderam. Catraca Livre e o Minha Vida falam com cidadãos, pacientes ativos, consumidores conscientes e todos aqueles que acreditam que é possível promover um mundo melhor por meio de conexão e conhecimento.”, afirma Gilberto Dimenstein, idealizador do site Catraca Livre.
Como amostra do potencial de mobilização dessa parceria, recentemente o Catraca Livre e o Portal Minha Vida promoveram um artigo com o tema “12 maiores mitos de saúde”, a fim de esclarecer, por meio de entrevistas com especialistas e embasamento científico, crenças disseminadas popularmente. O texto, divulgado pelos dois canais, alcançou mais de 3,5 milhões de pessoas. “A parceria é reflexo de um movimento que já vem acontecendo nos Estados Unidos, onde veículos 100% online estão somando forças e novos grupos de mídia estão sendo formados. Além disso, o propósito desses novos players é fazer colaborações relevantes para acompanhar uma tendência das próprias marcas, que passaram a apoiar causas maiores que elas mesmas. Segundo recente ranking da ComScore, juntos estamos entre os dez produtores de conteúdo com maior alcance no País. Queremos usar esse potencial de impacto para promover causas que tragam benefícios para a vida das pessoas”, afirma Daniel Wjuniski, CEO e sócio-fundador do Grupo Minha Vida.
Dentre as causas apoiadas pela parceria está o cuidado com a alimentação infantil, uma temática que converge interesses comuns das duas plataformas que já incentivam bons hábitos alimentares por meio do aplicativo DS Kids e do canal Catraquinha. A colaboração propõe uma reflexão sobre as opções de alimento oferecidas para as crianças, que, frequentemente apresentam alimentos pobres em nutriente e ricos em calorias e substâncias prejudiciais ao desenvolvimento das crianças. Uma pesquisa realizada em 2015 com usuários das plataformas do Grupo Minha Vida chamou atenção para um cenário alarmante: 55% dos entrevistados afirmou que o maior desafio na alimentação dos filhos é oferecer opções equilibradas e saudáveis; 34% acredita que é convencer os filhos a comerem menos doces; e 29% considera que diminuir a quantidade de alimentos industrializados é a maior dificuldade. “Não é preciso ir muito longe para se deparar com uma sugestão de cardápio para crianças que contém em sua maioria, porções de nuggets, cachorro-quente, batata frita e chocolate de sobremesa. Queremos promover um debate sobre esse cenário e proporcionar uma mudança gradual em busca de alternativas mais saudáveis”, conta Daniel Wjuniski.
O primeiro projeto a ser proposto pela parceria é o ‘Saúde em Alta’, que possibilita o mapeamento de iniciativas que contribuem com a saúde pública. Juntos, os grupos de comunicação divulgarão mecanismos, ações e tecnologias desenvolvidos por pessoas e instituições com a finalidade de melhorar a educação pública e facilitar a vida das pessoas que precisam de cuidados e atendimentos específicos. Essas causas, apesar de terem sido inicialmente idealizadas de forma independente, estão disponíveis para serem patrocinadas e apoiadas por marcas e empresas que se identifiquem com seus propósitos.
Além da audiência, a rede Vida Livre possibilita aos anunciantes a oportundiade de se comunicar com nichos cada vez mais específicos. Outra novidade, prevista para 2017, é a possibilidade de compra de mídia programática nas duas plataformas, ampliando a assertividade dos anunciantes no gerenciamento de campanhas associadas a conteúdos de alta credibilidade editorial.
* Audiência somada do Google Analytics.
Sobre o Catraca Livre
A grande missão do Catraca Livre é usar a comunicação para empoderar os cidadãos. Empoderar se traduz, em nosso jornalismo, na busca do maior número possível de informações que mostrem possibilidades acessíveis e de qualidade, virtuais ou presenciais, em todas as áreas da atividade humana: da cultura, passando pela saúde e mobilidade, até educação, esportes e consumo.
Temos um foco especial em cultura, mas também selecionamos diariamente as melhores oportunidades gratuitas ou a preço popular nos mais variados serviços em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, , Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.
Abrangendo educação, esportes, consumo, trabalho, saúde e empreendedorismo, revelamos personagens, tendências e projetos que, em qualquer parte do mundo, inspirem soluções comunitárias inovadoras e inclusivas. Queremos ajudar as cidades a serem mais educadas, acolhedoras e criativas.
Sobre o Grupo Minha Vida
Com 12 anos de atuação, o Grupo Minha Vida desenvolve produtos digitais que fazem bem à saúde. Entre suas unidades de negócio está o portal Minha Vida, maior site de saúde e bem-estar do Brasil, que atinge mensalmente mais de 20 milhões de pessoas; o aplicativo Dieta e Saúde, programa de emagrecimento saudável; além de outros produtos como Tecnonutri, Consulte.me e DS Kids, aplicativo voltado à alimentação saudável das crianças. Mais informações em: www.minhavida.com.br/corporativo/quem-somos