A Confederação Brasileira de Futebol segue incentivando a luta contra qualquer tipo de preconceito e discriminação. No último fim de semana, a CBF intensificou as ações da campanha “Somos Iguais”, criada em abril de 2014, que serão realizadas nas partidas da Série A do Campeonato Brasileiro até a última rodada da competição.
A partir desta 32ª rodada da Série A, que teve início no sábado, 24, jogadores dos times mandantes irão presentear a torcida com dez bolas especiais da campanha. Nas redes sociais, os torcedores poderão participar publicando fotos com a hashtag #SomosIguais, que serão replicadas pelos perfis oficiais da CBF.
A campanha é uma ação conjunta da CBF (que envolve as diretorias de Competições, Marketing e Comunicação) com os clubes brasileiros e terá a divulgação de vídeos e fotos dos jogadores defendendo a igualdade no futebol.
Walter Feldman, secretário-geral da CBF, destacou a importância do futebol no combate à desigualdade social.
– O Brasil é um país cosmopolita, que historicamente abrigou todas as nações e absorveu as mais incríveis e diversificadas culturas. Isso nos tornou uma sociedade única, heterogênea em sua formação, mas igual na sua essência. Esse é o grande papel do futebol, como elemento fundamental da cultura brasileira. Identificar igualdades, superar as diferenças e servir como exemplo de respeito e integração.
Além das novas ações, vale lembrar que as placas de publicidade da campanha estão em todas as competições realizadas pela CBF, e os árbitros das partidas usam em seus uniformes o patch com o logo da campanha “Somos Iguais”.
Sobre a “Somos Iguais”
A campanha “Somos Iguais” começou em 18 de abril de 2014, idealizada após acontecimentos de racismo no futebol brasileiro, como os casos envolvendo os jogadores Tinga, do Cruzeiro, e Arouca, do Santos, e o árbitro da Federação Gaúcha de Futebol, Márcio Chagas da Silva.
O objetivo da campanha é a conscientização e o repúdio sobre qualquer ato de preconceito, seja racial, econômico, religioso, social, sexual, entre outros.