Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
CERTIFICAÇÃO DIGITAL: TENDÊNCIA SEM VOLTA - Revista Publicittà CERTIFICAÇÃO DIGITAL: TENDÊNCIA SEM VOLTA - Revista Publicittà

CERTIFICAÇÃO DIGITAL: TENDÊNCIA SEM VOLTA

0

Julio Cosentino*

É fato que estamos passando por uma crise econômica forte no Brasil, mas não há a necessidade de pânico. A crise, para alguns, é até uma luz no fim do túnel. Esse é o momento de parar, pensar e repensar no andamento da empresa. E mudar!

Uma das primeiras medidas que as organizações devem tomar é reduzir os custos, mantendo a qualidade, a eficiência e a agilidade dos serviços prestados. Como? Por meio da Certificação Digital. Sim, o Certificado Digital, o mesmo utilizado para a entrega das obrigações fiscais ao governo, também pode ser utilizado como instrumento de gestão nas empresas.

 Com o uso da Certificação Digital, os processos passam a ser eletrônicos, como a assinatura de um contrato. Sem a necessidade de compra de papel, manuseio, autenticação e espaço de armazenamento. São necessários apenas alguns cliques, do computador, notebook ou celular, para um documento ser assinado com total validade jurídica.

 Observe quantos custos são eliminados. Não é só o do papel, não. O metro quadrado das cidades brasileiras ainda continua caro demais para ser consumido por almoxarifados. Então, na conta também entra a redução do metro quadrado para armazenamento dos documentos. 

 É importante dizer, também, que a tecnologia da Certificação Digital permite não somente a eliminação do uso do papel nos processos, como também a digitalização de documentos já impressos, garantindo ou atribuindo validade legal.

 Outro ponto é que, desde sempre, “tempo é dinheiro”, principalmente em época de crise. E processos no meio eletrônico não param. De qualquer lugar, um executivo pode, por exemplo, assinar um contrato e formalizar um grande negócio. Ou seja, não há mais a necessidade da presença física para a tomada de uma decisão que necessita de assinatura.

 É por esses e outros motivos que a Certificação Digital está ganhando uma nova dimensão no dia a dia dos empresários. Muitos já a veem como uma ferramenta de gestão. E isso é uma tendência sem volta! Mesmo em tempos de crise o que não se pode perder são as oportunidades de mudança. O próximo ano deve ser mais desafiador e exigirá ainda mais a desburocratização de processos e a redução de custos. O negócio é manter o foco, seguir em frente e investir no que trará valor e ganho para o seu negócio.

 

*Julio Cosentino é vice-presidente da Certisign, empresa líder em Certificação Digital na América Latina e especialista em Identidade Digital; e presidente da ANCD (Associação Nacional de Certificação Digital).

Share.

About Author

Comments are closed.