A Ford apresentou hoje na CES2015 (Consumer Electronics Show), suas inovações e pesquisas mais recentes para atender os crescentes desafios globais da mobilidade.
Mark Fields, presidente mundial da Ford, anunciou no discurso de abertura do evento o lançamento de um novo plano da marca, o Ford Smart Mobility, para avançar na conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e “big data” (gerenciamento de grande volume de dados) por meio da inovação.
O executivo afirmou que a Ford vai realizar este ano 25 experimentos de mobilidade ao redor do mundo para testar ideias inovadoras de transporte e criar experiências melhores para o consumidor.
“Estamos mostrando carros conectados e compartilhando nossos planos para veículos autônomos, mas nossa presença aqui na CES2015 tem um propósito mais elevado,” disse Mark Fields. “Estamos impulsionando a inovação em todas as partes do nosso negócio para ser tanto uma empresa de produtos como de mobilidade – e, em última análise, mudar a forma como o mundo se move, exatamente como nosso fundador Henry Ford fez há 111 anos.”
A Ford também mostra na CES2015 o SYNC 3, seu sistema de conectividade mais avançado, os veículos semiautônomos que a marca já produz e seus carros totalmente autônomos em desenvolvimento.
Experiências globais
Os primeiros passos do Ford Smart Mobility são 25 experiências – oito na América do Norte, nove na Europa e na África, sete na Ásia e uma na América do Sul. Cada experimento foi concebido para antecipar o que os clientes precisam e esperam de um ecossistema de transporte do futuro.
“Nós vemos um mundo onde os veículos falam uns com os outros, motoristas e veículos se comunicam com a infraestrutura da cidade para diminuir os congestionamentos e as pessoas compartilham rotineiramente veículos e várias formas de transporte no seu trajeto diário”, destacou Mark Fields. “As experiências que estamos realizando hoje vão levar a um modelo totalmente novo de transporte e mobilidade dentro dos próximos 10 anos.”
Os 25 experimentos têm como foco quatro mega tendências globais – o crescimento explosivo da população, uma classe média em expansão, preocupações com a qualidade do ar e a saúde pública e mudanças nas atitudes e prioridades dos consumidores – desafiando o modelo de transporte atual e limitando a mobilidade pessoal, especialmente em áreas urbanas.
Catorze dos 25 experimentos são projetos de pesquisa liderados pela Ford, e 11 fazem parte do programa Innovative Mobility Challenge Series, em que a empresa convidou inovadores e desenvolvedores de todo o mundo a criar soluções para desafios específicos de mobilidade na América do Norte, América do Sul, Portugal, África, Índia, China, Inglaterra e Austrália.
Os desafios incluíram encontrar soluções tecnológicas para encontrar vagas de estacionamento em áreas urbanas, melhores formas de se deslocar em cidades populosas e o uso da navegação e outras ferramentas para ajudar as pessoas a ter acesso a atendimento médico em áreas remotas.
A Ford também apresentou na CES2015 seu novo sistema de comunicação e entretenimento SYNC 3, mais rápido, intuitivo e fácil de usar, que será lançado no mercado este ano. Ele traz uma nova tecnologia de reconhecimento de voz, uma tela sensível ao toque mais parecida com a dos smartphones e gráficos fáceis de ler que vão ajudar os motoristas a se manter conectados. Ele tem como base a tecnologia SYNC, que já está presente em mais de 10 milhões de veículos em todo o mundo.
Veículos autônomos
A Ford também destacou os veículos semiautônomos que produz hoje e os veículos totalmente autônomos que está desenvolvendo para o futuro.
“Já estamos produzindo e vendendo veículos semiautônomos que usam programas e sensores para estacionar em vagas paralelas e perpendiculares, para ajustar a velocidade ao fluxo do trânsito e acionar os freios em caso de emergência”, diz Raj Nair, diretor técnico e vice-presidente de Desenvolvimento de Produto Global da Ford. “Haverá um veículo autônomo Ford no futuro e estamos seriamente empenhados nesse projeto.”
Os recursos disponíveis hoje nos veículos semiautônomos da Ford incluem assistência de manutenção na faixa, piloto automático adaptativo, assistência de pré-colisão com detecção de pedestres e estacionamento automático. A Ford mantém atualmente um Fusion Hybrid totalmente autônomo em testes de rodagem, que usa essas mesmas tecnologias semiautônomas, além de quatro sensores LiDAR para gerar um mapa 3D do ambiente ao redor em tempo real. Com esses sensores, o veículo pode detectar objetos ao redor e usa algoritmos avançados para aprender a prever para onde outros veículos e pedestres vão se mover.
“Nossa prioridade não é criar fatos de marketing ou entrar em uma corrida para colocar o primeiro carro autônomo nas ruas”, disse Mark Fields. “Nossa prioridade é tornar o primeiro veículo autônomo Ford acessível às massas e verdadeiramente melhorar a vida dos clientes. Henry Ford nos ensinou há muito tempo que um bom negócio gera excelentes produtos e um retorno saudável. Já um grande negócio faz tudo isso e cria um mundo melhor. Isso é o que continua a nos guiar a cada dia”, concluiu.