Um anúncio da famosa pasta dental CREST deixou hoje a gigante norte-americana global Procter & Gamble (P&G) com sorriso amarelo. A China multou por propaganda enganosa a empresa em US$ 964.000,00, o equivalente pelo câmbio flutuante e oscilante do real de cerca de R$ 3 milhões. O anunciado efeito de dentes brancos em 24 horas, segundo a decisão chinesa, teria sido conquistado graças ao uso de photoshop (Adobe) e/ou similar e não pelo uso do produto da P&G.
Uma investigação realizada pela Câmara Muncipal de Indústria e Comércio de Xangai comprovou que os produtos da marca Crest na verdade não produzem tal efeito em apenas 24 horas. Embora a China permita o retoque de imagens na publicidade, no despacho que propõe a multa, o órgão responsável por analisar o processo considerou que o clareamento excessivo dos dentes da atriz taiwanesa por recurso fotográfico comprometia a campanha, induzindo à compra de produto que não produz o efeito anunciado.
Segundo informou Miao Jun, encarregado do departamento de publicidade da Câmara Municipal de Xangai, à imprensa local, muitas celebridades conhecem perfeitamente os falsos efeitos de produtos quando atuam como modelos para um anúncio. Por esse motivo, Jun tem pleiteado mudança na Lei de Publicidade, ainda pendente de aprovação, pela qual o modelo que participe de campanhas que promovam falsas expectativas assuma responsabilidade solidária nos processos de forma a desestimular esse tipo de propaganda.