A Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) e a agência de publicidade Cheil promovem a ação #maiorqueumacicatriz, ligada ao Outubro Rosa, movimento mundial de combate ao câncer de mama. Ao lado das diversas iniciativas que ocorrem no País neste mês, a ação pretende alcançar as mulheres que passaram pelo câncer de mama – e valorizar a feminilidade e identidade de cada uma delas.
É recorrente ouvir de mulheres que perderam a mama que elas não conseguem se olhar no espelho, que perderam a feminilidade e até sua identidade. Mas a Femama e a Cheil entendem que, por mais que a mulher tenha perdido um dos símbolos sua feminilidade, ela não foi perdida. Toda mulher é #maiorqueumacicatriz. A feminilidade é uma característica com a qual elas nasceram e terão para sempre.
Para provar que a identidade nunca é perdida, convidamos empresas a mostrar na pele seu apoio a essas mulheres e substituírem seu bem mais característico – sua marca – pelo nosso símbolo. É uma forma de chamar a população para debater o assunto mais de perto, e também de nos aproximar de quem precisa lidar com ele não apenas durante um mês do ano, mas todos os dias da vida.
“Juntamente com a Femama, decidimos apostar numa iniciativa mais direta do assunto. Mostrando a real consequência dessa terrível doença e trazendo essas informações à tona, poderemos não só abordar a questão da reconstrução mamária como também alertar a população para a importância de se fazer o exame com regularidade, entre outros”, afirma Sérgio Alves, diretor de criação da Cheil.
Para dar pontapé à campanha, a Sociedade Esportiva Palmeiras resolveu adotar uma postura mais direta. Por isso, a equipe alviverde entrou em campo na noite da última quarta-feira, 14 de outubro, na partida contra a Ponte de Preta, sem a sua maior referência: o escudo. No lugar dele estava uma pequena cicatriz, símbolo da mobilização.
Neosaldina, Amil, All Green e Alcaçuz são algumas das marcas que trocarão seus logos pelo símbolo da campanha em suas redes sociais. As grifes Isabela Capeto e Reserva, além da Notiluca (marca de óculos de madeira) contarão com uma linha especial de produtos. A mobilização ainda contará com um vídeo-manifesto, que estará em canais da TV por assinatura, além de peças para mídia out of home e anúncios em mídia impressa.