Grande marcas participam diretamente da vida dos seus consumidores, sobretudo as globais como a Coca-Cola. Então, nada mais natural que lutem pelo respeito, a igualdade e a diversidade. É isso o que fez a gigante global dos refrigerantes com a campanha assinada pela FP7/DBX, dos Emirados Árabes Unidos, intitulada “Remova rótulos neste Ramadã” e que tem como mote: “rótulos são para latas; não para pessoas”. A campanha busca responder ao preconceito que ronda hoje os islâmicos no mundo, fruto da radicalidade de grupos extremistas que com grande dose de crueldade e em nome da religião têm cometido atrocidades, assim como a maioria dos judeus nada tem a ver com a radicalidade de líderes extremistas que tornam cada vez mais distante a promessa de paz no Oriente Médio por meio da injustificada guerra e invasão de territórios.
A campanha, criada pela FP7/DDX não se resume, porém, apenas aos rótulos religiosos, é bem mais ampla. Tem um leque de possibilidades, pois ao rotular, uma sociedade exclui os diferentes, exclui o respeito aos diferentes e à diversidade, as cores do mundo e deixa de conhecer e respeitar o outro . Coca-Cola que tem feito grande investida no mercado do Oriente e seu posicionamento está em sintonia com aquilo que podemos chamar de civilização. Um brinde e tanto à vida e à diversidade que a torna o mundo mais colorido, civilizado, de respeito à igualdade de direitos. Nada mais atual num mundo onde as crias do fascismo, como o racismo, o radicalismo religioso e o preconceito, rondam a humanidade na tentativa de exterminar qualquer esperança de civilização.