Desde 1860, o Brasil lidera as exportações globais de café, com o produto chegando a 139 países e respondendo por uma receita cambial de mais de US$ 6 bilhões no ano passado, mas quem está seduzindo os norte-americanos são os colombianos. Com campanha criada pela agência de marketing digital Rokkan que teve início neste segundo semestre e prossegue até 2017, a Federación Nacional de Cafeteros (FNC), que congrega os produtores da Colômbia, pretende mostrar que seu café sempre esteve presente nos principais momentos dos Estados Unidos. Com o conceito Greatness Is Brewing (numa tradução literal “a grandeza está na preparação”), que envolve uma plataforma específica (clique aqui), filmes , banners e hashtag #GreatnessIsBrewing, o café colombiano mostra que até na preparação para a conquista da lua pela Nasa possivelmente esteve presente. Confira o filme:
A estratégia de comunicação da FNC, no entanto, vai mais além, pois para conquistar o coração dos Millennials (aqueles com idade entre 18 e 34 anos), o Café de Colômbia (o esforço que unifica as campanhas de todas as marcas) criou conteúdos exclusivos que mostra como são produzidos os grãos, o trabalho que envolvem, as comunidades que os produzem e, sobretudo os cuidados essenciais com sustentabilidade, ética, transparência e respeito aos trabalhadores envolvidos. Ou seja, aquilo que move esta geração.
Além de publicidade, FNC também investe, por meio da sua agência, no engajamento de influenciadores de forma a manter um diálogo com os novos consumidores, muitos deles empreendedores que podem ampliar as vendas do produto naquele país. A ideia é mostrar que o café sempre acompanha os grandes momentos da humanidade e, no caso específico, o dos norte-americanos rumo à lua ou outras conquistas, mesmo nas pequenas vitórias do cotidiano. É assim que a Colômbia vai fixando a marca de seu café em pontos de venda como a rede Starbucks e conquistando mercado.