A competição do Young Creatives, que visa estimular a criatividade e a criação de duplas jovens de publicitários representantes de 36 países, já começou, neste fim de semana de sol intenso na bela cidade de Cannes, na Côte D’Azur, no Sul da França. Os jovens já estão, desde a manhã deste domingo, dia 17 de junho, elaborando peças impressas no Palais des Festivals de Cannes para a organização não-governamental Rights To Play, que seria o Direito de Jogar, e que usa o esporte para neutralizar o drama de populações que vivem em áreas de conflito e de guerra e expostas à violência.
O pedido de criação da peça, que é parte da programação da 54ª edição do Festival Internacional de Publicidade de Cannes pede que a peça deve usar uso da imagem de atletas e demais pessoas ligadas ao esporte para passar a sua mensagem, ou de elementos que possam expressar essa idéia. O trabalho que deve transmitir uma mensagem de otimismo tem por objetivo angariar fundos para a Right To Play. A dupla brasileira é formada por Leandro Caccioli, da espanhola Contrapunto, e Leandro Lourenção, da Fallon. O Brasil participa do Young Creastives com uma delegação de 20 profissionais, dos quais alguns irão disputar nas categorias Cyber e Mídia.
Hoje, ainda é um dia de ser feliz em Cannes, como o do goleiro antes da cobrança dos penâltis. Já amanhã, com a divulgação dos primeiros short lists, as esperadas listas curtas de peças concorrentes aos leões, acaba a festa e começa o corre e corre. As cenas de frustração e alegria e as expectativas de olho no placar dos países e agências que irão se destacar em Cannes.
Muitos publicitários aproveitam o dia ensolarado de domingo para passeios próximos a Cannes. Os preferidos são as praias de Saint Tropez, onde se chega em 20 minutos de carro e praticamente o mesmo tempo de trem, e Antibes, a bela cidade fortificada, a 10 minutos de Cannes. Enfim, é um dia para ser feliz. Suzane Veloso, que é assessora da DM9DDB, não dispensa passeios e compras em Nice, que fica 15 minutos de trem de Cannes. É uma cidade cosmopolita, com belas paisagens.
Os que gostam de ver a monarquia de perto, seguem para Mônaco e os que optam por uma viagem confortável de trem, de 40 minutos, dão um pulo na Riviera italiana, onde está o balenário de Vintmiglia, onde se pode comer uma legítima pizza gastando a metade do que se gastaria em Cannes. Vale também pelo passeio, pela convivência com a língua italiana e a turma que fala pelos cotovelos e adora pratos bem servidos, muito bem servidos. Nada como uma bela pasta al frutti de mare. O Brasil está em Cannes.