A Consul, marca de eletrodomésticos pioneira no desenvolvimento de soluções bem pensadas e criativas, lança campanha de marketing com o objetivo de gerar visibilidade para a Cervejeira Consul. Em parceria com as agências FCB, na frente de criação ATL e mídia, e Sampa, nas ativações de eventos e criação BTL, a marca desenvolveu um planejamento com foco no universo da ‘cerveja gelada’ e ações que promovam experiência do público alvo com o produto. A Cervejeira Consul foi lançada pela marca em 2014, trazendo ao mercado uma novidade inovadora e inspirada no público consumidor de cerveja no Brasil. O produto, que gela a cerveja na temperatura ideal para o gosto do brasileiro (até -4°C), isto é, ‘Estupidamente gelada’ – conceito que originou o mote da campanha -, traduz o posicionamento da marca, que cria produtos bem pensados e capazes de descomplicar o dia a dia dos consumidores. Para a campanha de 2016, a Consul afinou o posicionamento da Cervejeira e atrelou aos conceitos de moderno, urbano e contemporâneo, como estratégia para alinhar a linguagem da marca e do produto ao perfil do público alvo.
“O nosso desafio era de gerar visibilidade para a Cervejeira, um produto no qual observamos grande oportunidade de expansão no mercado brasileiro. Para isso, traçamos uma estratégia de inserção do produto em um território contemporâneo, moderno e de arte urbana, atrelando-o ao universo da cerveja gelada. Conectando esses conceitos, nos aproximamos do público e criamos identificação com o posicionamento da Cervejeira. As ações contempladas no plano de marketing visam impactar, por diversas frentes, o público segmentado, além de promover a experiência dele com o produto. O grande benefício da Cervejeira e o que faz dela um produto tão bem pensado é a entrega da ‘cerveja no ponto, sem complicação’. Queremos mostrar para o consumidor como esse atributo funciona na prática e o quanto o uso da Cervejeira transforma a experiência de beber cerveja em casa” explica Renato Firmiano, diretor de marketing da Whirlpool Latin America.
A campanha, que posiciona a Cervejeira pelo título de ‘Estupidamente bem pensada’, em analogia com o slogan da marca, direciona os investimentos do plano de mídia para OOH e online, com veiculações em pontos de ônibus, relógio, Elemídia, sites de busca e branded content em blogs de conteúdo segmentado para o público identificado como potencial consumidor do produto. “A Cervejeira Consul é um produto que personifica o seu slogan e não o contrário, como muitas as vezes acontece na propaganda. A função do trabalho criativo foi justamente transmitir essa coerência em peças que estão no cotidiano do consumidor, como o mobiliário urbano e o ambiente digital”, comenta Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil.
A participação em eventos também é foco de investimento da campanha da Consul, que contempla o patrocínio de eventos de arte, música e festas, em SP e RJ, eleitos por representarem ocasiões onde a cerveja gelada não pode faltar, se relacionando aos conceitos da campanha e viabilizando o contato direto com o público. Nomes como Art Battle, Tardezinha e Brasa BBQ são eventos nos quais a marca estará presente com um lounge exclusivo que materializa a atmosfera contemporânea da campanha, onde as pessoas poderão interagir como produto e tirar fotos que serão impressas e entregues no stand da marca, além da distribuição de outros brindes, como bonés e porta-cerveja. “No planejamento dessa plataforma, tivemos o desafio de selecionar eventos que reforçam o posicionamento da Cervejeira e ativar o produto de forma coerente e criativa. Adotamos duas frentes: festas com nomes fortes que acontecem durante o dia, e o Art Battle, um evento noturno caracterizado pela arte, conceito que se conecta ao design da Cervejeira, um de seus principais atributos. Nas ocasiões, estruturamos lounges confortáveis e estilosos, com o intuito de gerar o contato do público com o produto, como se estivessem no conforto de suas casas” afirma Fernando Toti, diretor geral da Sampa.
No Art Battle, um dos eventos patrocinados, a Consul participará mensalmente, somando quatro datas de setembro a dezembro. Nas ocasiões, além da ação de fotos e brindes, a marca leiloará entre os participantes uma Cervejeira exclusiva, pintada ao vivo e à mão por um artista convidado. O vencedor do leilão receberá em casa sua Cervejeira repleta de cervejas Praya (cerveja artesanal produzida no RJ) e ainda contribuirá diretamente com o Instituto Consulado da Mulher, ação social da Consul para a qual será revertido o valor arrecadado nos quatro leilões. Para a ação de live paiting, a marca convidou os artistas Elvis Mourão, Tito Ferrara, Aline Fraga e Shock Maravilha.
“Estamos bastante otimistas com os resultados da campanha. O posicionamento do produto está bem definido e linear à marca, as estratégias bem desenhadas e as ações corretamente direcionadas ao público alvo. A Cervejeira é um produto inovador que encanta naturalmente o consumidor e, com um projeto robusto de marketing, ganha força e visibilidade perante mercado”, finaliza Renato.
Sobre a Consul
Há mais de 60 anos no mercado brasileiro, a Consul é pioneira no desenvolvimento de soluções bem pensadas e criativas no segmento de eletrodomésticos. A marca está presente em mais de 50% dos lares brasileiros. É parte da Whirlpool Latin America, empresa líder no setor de eletrodomésticos e da Whirlpool Corporation, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo.