Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
CORAL PINTA FAVELA CARIOCA - Revista Publicittà CORAL PINTA FAVELA CARIOCA - Revista Publicittà

CORAL PINTA FAVELA CARIOCA

0

No último sábado, 15, aconteceu um grande mutirão de pintura #PintouRio450, com o apoio de mais 450 voluntários, na favela Santa Marta (Morro Dona Marta) pelo “Tudo de cor para você”, da Tintas Coral. A concentração do grupo, que contou com o apoio da ONG Sonhar Acordado, do programa NET Voluntariado e da fabricante Condor (que fornecerá produtos de pintura para o evento) teve início na  quadra da Escola de Samba Mocidade Unida do Santa Marta, com muita samba para a turma entrar no ritmo da pintura.

 

Esse projeto socioambiental está presente na comunidade desde 2010 e já coloriu 319 imóveis da região, levando cor e consciência de preservação para a vida das pessoas. Ano passado, Tintas Coral e NET firmaram, pela primeira vez, a parceria para revitalizar as fachadas das casas dos moradores da comunidade Santa Marta, no Rio de Janeiro. No total, esta é a quarta ação entre as duas empresas em prol da cidadania. Juntas, NET e Tintas Coral promoveram também revitalizações em asilos e instituições beneficentes em diversas cidades do País. “Estamos satisfeitos em voltar à comunidade e permanecer neste projeto com a Tintas Coral, tão alinhado com os nossos valores. Temos conhecimento do papel da NET na transformação da sociedade a partir das nossas ações voltadas a cidadania, a educação e a cultura”, conta Daniely Gomiero, gerente de Comunicação Interna e Responsabilidade Social da NET.

 

A iniciativa, que entra para o calendário de eventos dos 450 anos do Rio de Janeiro, contou com a presença do voluntário número 01, o tenista tricampeão de Roland Garros Gustavo Kuerten, e envolve centenas de voluntários de fora da favela e moradores locais para revitalizar a fachada de casas do morro.

O presidente da Associação de Moradores do Santa Marta, José Mário Hilário, reforça esta parceria e é um dos participantes do comitê de lideranças e representantes da comunidade constituído para manter o diálogo constante sobre os rumos do projeto. “O ‘Tudo de cor para você’ é um dos grandes aliados da comunidade nos últimos anos e trouxe muitas melhorias e oportunidades para os moradores. O diálogo entre nós foi estabelecido desde o início e demonstra a relação madura que construímos em prol da nossa favela”, explica José Mário.

 

O mutirão comemorativo, que teve como principal parceiro a Secretaria de Conservação da Prefeitura do Rio de Janeiro, marcou também a entrega de diversas melhorias promovidas pelo projeto “Sou + Minha Comunidade”. A Praça Corumbá, na entrada da comunidade, foi totalmente revitalizada com a recuperação do piso de pedras portuguesas, reposição de um púlpito e instalação de novos brinquedos para as crianças feitos com madeira de reflorestamento. Com atuação da Comlurb, Rioluz e Coordenadoria Geral de Conservação (CGC) e atendendo aos pedidos dos moradores, a Secretaria promoveu o recapeamento de vias de acesso ao morro, limpeza das canaletas e ralos, retirada de entulhos de encostas, operação tapa-buraco, implantação de corrimão de 20 metros na Rua Nossa Fé, manutenção de braçadeiras com luminárias em todas as vias de acesso à comunidade. “Estamos diante de um projeto de sucesso e consolidado. O Morro Dona Marta já é conhecido por muitos por ter essas casas coloridas. Essa é uma parceria de sucesso entre a Prefeitura do Rio (Secretaria de Conservação) e a Tintas Coral. Espero que ela seja longa e possa ajudar o nosso projeto Sou + Minha Comunidade”, destaca o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior.

 

Após três anos de projeto, a comunidade Santa Marta é considerada a favela mais colorida do Rio de Janeiro. Além da pintura das casas, que conta com participação ativa dos moradores – eles se inscrevem, escolhem a cor da fachada e recebem as tintas, equipamentos e o treinamento da Tintas Coral – artistas locais e convidados já estamparam seus traços de arte de rua em muros na base e no pico do morro. “A iniciativa da Coral trouxe uma mudança fantástica para a nossa favela. As casas coloridas e os painéis artísticos deixam as pessoas fascinadas, melhoram o visual do morro e aumentam o interesse dos turistas pela nossa comunidade”, diz a guia de turismo local Salete Martins, moradora do morro há mais de 40 anos.

Share.

About Author

Comments are closed.