Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
CORPO DE BOMBEIROS EM ALTA NO BRASIL E NA ARGENTINA - Revista Publicittà CORPO DE BOMBEIROS EM ALTA NO BRASIL E NA ARGENTINA - Revista Publicittà

CORPO DE BOMBEIROS EM ALTA NO BRASIL E NA ARGENTINA

0

Os argentinos, na comparação com brasileiros, confiam mais nas instituições e nos grupos sociais. É o que mostra o Índice de Confiança Social (ICS), medido pelo IBOPE Inteligência. Segundo o estudo, a confiança dos argentinos nas instituições e nos grupos sociais, em uma escala de 0 a 100, é de 58 pontos, enquanto a dos brasileiros é de 49 pontos. O Corpo de Bombeiros é a instituição que tem o índice de confiança mais alto.

ics.grafico1
Quando considerada a confiança apenas nas instituições, a média dos argentinos é de 53 pontos, enquanto a dos brasileiros é de 45. Apesar da diferença, nos dois países o Corpo de Bombeiros é a instituição que atrai mais a confiança dos entrevistados. Na Argentina, o índice de confiança nos Bombeiros é de 92 pontos e no Brasil, 81. Já a segunda instituição na qual os argentinos mais confiam são as escolas públicas, com 69 pontos, que no Brasil ocupam a quinta colocação, com 57. O mesmo acontece com as organizações da sociedade civil, que com 66 pontos, é a terceira colocada no ranking argentino e a sétima no ranking brasileiro (53 pontos).

Já no final do ranking, há mais similaridade de percepções entre os habitantes dos dois países, mas ainda assim, o grau de confiança dos argentinos em suas instituições é maior. Por aqui, “seguram a lanterna” partidos políticos (17 pontos), congresso nacional (22), presidente da República (22), governo federal (30), sistema eleitoral (33) e governo municipal (33). Na Argentina, as últimas colocações são ocupadas por sindicatos (31), partidos políticos (37), poder judiciário (38), congresso nacional (38), presidente da República (43) e governo federal (43).

ics.grafico2

Sociedade

Outro indicador medido pelo ICS é a confiança nas pessoas e na sociedade em geral, que se mostra maior na Argentina do que no Brasil. A confiança na família, primeira colocada nos dois países, é de 95 pontos no país vizinho e 86 no Brasil.

Sobre a pesquisa
No Brasil, foram ouvidas 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 142 municípios, entre 16 e 22 de julho. Na Argentina, foram entrevistadas 1.003 pessoas com mais de 18 anos, entre os dias 24 de junho e 3 de julho.

Share.

About Author

Comments are closed.