Líderes governamentais e empresariais debatem em Dubai, nos Emirados Árabes, o tema “Modelando futuros governos”: governo móvel, inteligência artificial, cidades inteligentes, crescimento econômico através da digitalização. As novas tecnologias estão no centro dos debates, indicando tendências.
DUBAI, Emirados Árabes Unidos – A terceira Cúpula Governamental anual foi aberta hoje em Dubai, EAU, reunindo quase 4.000 participantes de 93 países, para discutir como a tecnologia e a inovação irá modelar futuros governos e melhor atender as necessidades dos cidadãos.
A primeira manhã da Cúpula teve discursos programáticos de:
Klaus Schwab, fundador e presidente Fórum Econômico Mundial, que falou sobre o novo contexto mundial e seu impacto nos governos;
Hwang Woo-yea, vice-primeiro-ministro e ministro da Educação da República do Coreia, que falou sobre a educação como força motriz do desenvolvimento da Coreia;
Boo-Keun Yoon, presidente da Samsung Electronics, que falou sobre a abordagem da Samsung à inovação, para se manter à frente nos desenvolvimentos.
“É a imaginação humana e a inovação que impulsionam as mudanças econômicas. Os governos têm de exercer um papel essencial. Apesar de a inovação tender a vir de empresas privadas, os governos têm de ser catalisadores, impulsionando a inovação em seu ecossistema”, disse o fundador e presidente Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab. “O futuro só pode ser solucionado por governos, trabalhando em estreita cooperação com as empresas”.
“A única maneira de progredirmos foi redefinir as regras do jogo”, declarou o presidente da Samsung Electronics, Boo-Keun Yoon. “Posso dizer com confiança que não há desafio que não possa ser superado. Há muitas ideias no mundo, como há grãos de areia no deserto. Elas estão apenas esperando para ser encontradas”.
A Cúpula Governamental terá mais de 50 sessões sobre como a próxima geração de governos irá criar e compartilhar desenvolvimentos tecnológicos mais estrategicamente. Os tópicos incluem o uso da inteligência artificial para atender necessidades da população; a liberação do poder governamental baseado em comunicações móveis; o uso de big data (análise inteligente de um volume excessivo de dados); e o futuro da saúde e da educação para os cidadãos. A idealização das cidades do futuro também será um tema da Cúpula, com os participantes considerando como a tecnologia pode ser usada para melhorar a vida, o trabalho e o transporte da população.
O primeiro dia da Cúpula também inclui palestras de Sua Alteza General Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e Vice-Comandante Supremo das Forças Armadas dos EAU; e do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon.