Praticado em diversos países, o DDMA (data-driven marketing and advertising, em inglês) dá-se quando o marketing e a publicidade são orientados por dados. Pelo segundo ano, o tema foi alvo de um estudo global produzido e publicado pela GDMA e pelo Winterberry Group, com o patrocínio da MediaMath. A pesquisa traz uma análise comparativa entre empresas de todo o mundo que estão aproveitando dados para engajar consumidores, construir bons relacionamentos com os clientes e criar uma relação benéfica de longo prazo para ambas as partes. Para chegar aos resultados, quase 3 mil profissionais de marketing, prestadores de serviços, técnicos e veículos foram entrevistados em 17 países.
Além dos dados recolhidos entre julho e setembro de 2015, o estudo também faz comparativos com o ano anterior, apresentando ao mercado 2 anos de pesquisa, sendo o único em todo o mundo a apresentar dados e evoluções da atividade.
Entre as revelações feitas pelo estudo, mais de 81% dos entrevistados afirmam que dados são importantes para suas atividades, o que representa um aumento de uma já grande maioria (80,4%) que fez a mesma afirmação um ano antes. Uma proporção ainda maior (59,3% para 57,1% em comparação ao no anterior) os definiu como “fundamentais”, ressaltando um crescente reconhecimento do papel que os dados têm na geração de estratégias e esforços de engajamento com a audiência. Além disso, mais de 90% afirmou que dedicam esforços, pelo menos, parcialmente em “manter os bancos de dados de clientes”, representando o uso mais comum de DDMA globalmente.
Os dados também revelam que o investimento em DDMA vem crescendo. Mais da metade dos entrevistados (56,3%) afirmaram que investiram mais em DDMA do que no ano anterior. Também afirmaram que gastaram ainda mais com redes sociais, conteúdos web, search e publicidade online ao longo do ano passado.
Além das informações globais, a pesquisa traz dados sobre o Brasil. Considerando um índice de 1 a 5*, a compra dados de terceiros (como, por exemplo, listas de e-mail, dados comportamentais digitais, etc.) para auxiliar a segmentação das campanhas de marketing, teve um índice de 2,6 das empresas no país, enquanto globalmente o número é de 2,74. Além disso, o índice de segmentação de dados para atingir e engajar o público no Brasil é menor do que nos outros países, com pontuação de 3,48 nacionalmente e 3,74 globalmente.
“O estudo apresenta dados inéditos e relevantes para o mercado de marketing e publicidade em todo o mundo. O DDMA está crescendo cada vez mais e o mercado precisa de informações que possam ajudar na estratégia e, claro, no alcance de grandes resultados. Fazer parte disso é extremamente gratificante, pois sabemos o quanto a iniciativa vai impactar positivamente o mercado”, explica Marcelo Sant‘Iago, Country Manager da MediaMath Brasil.
Sobre a MediaMath
Com sede em Nova York e 18 escritórios em cinco continentes, a MediaMath oferece tecnologias e expertise em marketing digital, para que os anunciantes possam conectar-se com seus consumidores individualmente e em alta escala, dentro de todo o espectro da mídia digital. O Sistema operacional TerminalOne de Marketing™ permite que os usuários personalizem a sua própria infraestrutura de tecnologia e alavanquem informações de mercado para o planejamento, execução, otimização e análise de programas de marketing digital, resultando em decisões mais inteligentes que otimizam seus negócios. Colaborando com as operações de milhares de empresas, incluindo 55% das citadas na Fortune 100, TerminalOne permite que seus usuários alcancem melhores resultados em todo o ecossistema da mídia digital.