Algumas ideias se mostram resistentes ao tempo, ora se tornando clássicos, ora sendo impressionantemente atuais. É o caso da mais recente campanha criada pela WMcCann para a Deca, que resgata uma ideia originalmente criada em 1971 por Washington Olivetto que destacava a preocupação da marca com o uso racional da água, e que acabou se tornando um dos primeiros Leões do Brasil no Festival Internacional de Publicidade de Cannes.
O comercial “Pingo”, o primeiro filme criado por Washington Olivetto, então na Lince Propaganda, e ganhador de Leão de Bronze no mesmo ano, mostra uma torneira pingando em close enquanto o locutor fala sobre o lançamento do sistema de vedação substituível da Deca. Ao final uma mão fecha a torneira e um pingo prestes a cair é sugado de volta pelo metal, enquanto o locutor arremata: “Por isso, se sua torneira Deca estiver vazando, é porque simplesmente esqueceu de fechar”. O acesso ao comercial, filmado por Guga de Oliveira e com fotografia de Walter Carvalho, estava até então restrito aos arquivos do festival de Cannes, uma vez que foi originalmente filmado em 35mm.
Agora a Deca assina a versão 2015 deste mesmo comercial, especificamente restaurado para esse propósito e com roteiro complementar de 45” para se aprofundar sobre o tema do uso racional da água enquanto mostra sua atual linha de produto. Com produção requintada, essa nova introdução contou com direção de Júlio Xavier, direção de fotografia também de Walter Carvalho e conta como trilha sonora com o Prelúdio 15 de Chopin, intitulado A Gota D´Água.
O filme completo conta com 1’30” de duração.
No filme atual um ator fala que poupar água, apesar de ser o assunto do momento, sempre foi questão importante para a Deca, fazendo referência ao filme premiado em 1971, mas dizendo que, se o comercial era bom, o produto era melhor ainda. O garoto-propaganda informa então que o mecanismo de vedação que evita vazamentos evoluiu de lá para cá e que desde então a Deca lançou mais de 300 produtos que ajudam na economia de água.
Ao final ele brinca: “A tecnologia avançou, mas a consciência continua a mesma. Por isso, nós podemos mostrar aquele mesmo comercial de 44 anos atrás. Sem mudar nenhum pingo”. Na sequência o comercial Pingo é mostrado na íntegra.
“Além de demonstrar que a Deca se preocupava com os recursos hídricos muito antes de isso virar manchete, o resgate desse filme trata da importância de cuidarmos dos clássicos da propaganda brasileira com o devido respeito, permitindo que as pessoas tenham acesso ao que foi feito de bom ao longo da história da nossa atividade”, pondera Olivetto, chairman da WMcCann.