Jornal mais lido em Porto Alegre e na Região Metropolitana, com quase 1,2 milhão¹ de leitores, o Diário Gaúcho comemora 15 anos de história fortalecendo sua proximidade e seu compromisso com o público. Para marcar a data e projetar os próximos anos, o veículo lança uma série de mudanças tanto no papel, com modernização do projeto gráfico e novas atrações, quanto nas plataformas digitais. Tudo com foco em inovação, colaboração e curadoria. E, para exemplificar a importância do jornal no cotidiano das pessoas, um webdoc vai contar a história de seis leitores que tiveram suas vidas transformadas a partir de matérias publicadas ao longo desses anos.
“Buscamos nos modernizar sem perder a identidade, mantendo nossa essência de prestação de serviço para a comunidade”, destaca a diretora de redação dos Jornais do Grupo RBS.
O Diário Gaúcho apresenta, a partir desta sexta-feira (17), 15 novidades na versão impressa, que contemplam novas colunas, incremento de seções e um desenho mais moderno. Foram seis meses de estudo, envolvendo debates na redação e entrevistas com leitores, anunciantes e executivos estratégicos do Grupo RBS, até que fosse definido o projeto. Na edição desta sexta, uma sobrecapa estampa 50 fotos de leitores com o jornal – no interior, há um tutorial explicando cada uma das alterações.
A transformação começa na capa do Diário Gaúcho. A principal novidade está na manchete, agora com letras em caixa alta e nova fonte. A página 2 foi toda repensada. De segunda a sexta, o espaço, agora chamado de “Para ler em 5 minutos”, traz, entre outras mudanças, três seções fixas de noticiário: Mundo, Brasil e Estado. Na edição do fim de semana, a página se chama “A semana em 5 minutos” e funciona como um radar para apontar a agenda da semana seguinte e também para relembrar uma frase e uma foto que marcaram os sete dias anteriores.
Algumas seções, como Espaço do Trabalhador e Boa do Dia, ganharam status de editoria. Outras editorias receberam nova roupagem, e a contracapa, um menu de assuntos diversificados. Além disso, o time de colunistas do Diário foi reforçado. O repórter da RBS TV Manoel Soares ganha um espaço semanal para falar sobre temas ligados a comunidades e cotidiano da periferia. O jornalista Renato Dornelles, além do tradicional Chora Cavaco às sextas, prepara, nos finais de semana, uma coluna policial, chamada B.O., para tratar de bastidores de casos policiais. No Variedades, a jornalista Michele Pradella assume o tema novelas, com a coluna Noveleiros, todo fim de semana. E também atendendo a desejo de leitores, o DG estreia um espaço de crônicas. A escritora Magali Moraes, autora de diversos livros, é a responsável pelos textos.
As plataformas digitais do Diário Gaúcho também estão repaginadas. O site foi remodelado, ganhando novo topo, mais moderno e atraente. Uma versão da página para mobile está sendo preparada para uma melhor visualização do leitor.
Um dos produtos de maior sucesso ao longo da trajetória do DG, o Junte&Ganhe, que já distribuiu mais de 7 milhões de kits ao logo desses 15 anos, não vai ficar de fora da comemoração ao aniversário. Em dezembro, será sorteada uma casa em um condomínio fechado na Zona Sul de Porto Alegre com o objetivo de fidelizar ainda mais o público.
¹Fonte: EGM – Estudos Marplan – Jan a Dez 14 – POA e Grande POA – 2.834.000