A presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, acendeu hoje a chama olímpica que percorrerá o país como parte da programação de abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A lanterna contendo a chama olímpica chegou hoje ao Brasil às 7h25 ao Aeroporto Internacional de Brasília, ponto de partida para um roteiro que, nos próximos 95 dias, incluirá 327 cidades das cinco regiões do país, passando pelas mãos de 12 mil pessoas até chegar, no dia 5 de agosto, ao Estádio Maracanã, local onde será acesa a Pira Olímpica e celebrada a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A chama foi acesa no dia 21 de abril, em frente ao Templo de Hera, localizado na cidade grega de Olímpia.
Com a dignidade que tem mantido, desde o início de um processo de impeachment que enfrenta, sem base em crime de responsabilidade ou qualquer motivo jurídico e constitucional que o justifique, Dilma disse estar confiante de que o Brasil fará uma grande Olimpíada e saberá receber muito bem os representantes de todos os países do mundo. “Sabemos das dificuldades políticas que existem em nosso país hoje. Conhecemos a instabilidade política. O Brasil será capaz de, mesmo convivendo com um período difícil, muito difícil, verdadeiramente crítico da nossa história e da história da democracia do nosso país, conviver porque criamos todas as condições para isso com a melhor recepção de todos os atletas e de todos os visitantes estrangeiros. Tenho certeza de que um país cujo povo sabe lutar pelos seus direitos e que preza e sabe proteger sua democracia é um país onde as Olimpíadas terão o maior sucesso nos próximos meses”, afirmou Dilma que além do processo enfrenta uma mídia, representada por um grande imprensa plutocrática e com longa tradição golpista.
Dilma ressaltou ainda que o povo brasileiro será os melhores anfitriões para atletas e visitantes. “O Brasil é um país onde expressões culturais as mais diversas, inclusive no campo religioso, tem o seu espaço e a sua vez. Essa capacidade de culturas diferentes conviverem de forma respeitosa é uma das principais mensagens que as Olimpíadas e as Paraolimpíadas afirmam como exemplo para humanidade”. (Da Redação com a Agência Brasil)