Responsável pela organização e produção dos maiores eventos do Rio de Janeiro, como Carnaval de Rua da cidade, Maratona do Rio, Jornada Mundial da Juventude, Sonár, Árvore de Natal da Lagoa, entre outros, a Dream Factory, empresa de live marketing do Grupo Artplan, foca suas atividades na execução de espaços e branding de 5 marcas patrocinadoras do maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock In Rio.
Com expectativa de público de 85 mil pessoas por dia, o festival é visto como a oportunidade ideal para atingir público-alvo e lançar novidades. Entre as marcas que serão ativadas pela Dream Factory estão Olla, Piraquê, Heineken, Niely e GOL Linhas Aéreas Inteligentes. O objetivo é dar continuidade a trajetória de captação e organização dessas ativações com ações de marketing promocional criando experiências inesquecíveis e surpreendentes para os clientes fãs das marcas.
“Buscamos proporcionar ações que se conectem o público com marca, de forma orgânica proporcionando experiências para o público. Elas devem gerar um impacto durante o festival de modo que sejam lembradas depois, criando um relacionamento com o público presente. Para isso, fomos atrás de ações inéditas e que terão o Rock in Rio como palco”, explica Duda Magalhães, Diretor Geral da Dream Factory.
Com base no conceito “Com Olla, The Balada Never Ends”, a marca oficial de preservativos do Rock in Rio criou um espaço que visa reproduzir uma balada dentro do Festival por meio de uma ambientação cenográfica com LED, neons, laser, sofá e uma pista de dança. A Máquina da Pegação – máquina com garras para capturar brindes – é também uma das atrações do estande de Olla. Os brindes são flowpacks de Olla e dragões de pelúcia, o icônico símbolo da marca. Há também o Momento Olla, em que o público tem a oportunidade de tirar uma foto com fundo que simula uma cama com cobertor.
Olla ainda é co-patrocinadora do palco Sunset e lançará 400 bolas infláveis iluminadas com LED para o público se divertir durante o intervalo do último show no Sunset. Além do espaço e da brincadeira das bolas, Olla também surpreenderá com o seu dragão de mais de 12m de comprimento, produzido com estampas exclusivas Olla e 200 metros de fitas LED, que fará aparições inusitadas ao longo do festival. Dez pessoas são necessárias para fazer o simpático animal, que entregará mais de 10 mil amostras de Olla por dia, desfilar pela Cidade do Rock.
A Piraquê, marca que celebra este ano 65 anos junto com os 30 anos do Festival, contará com um estande de venda de produtos. Quem comparecer ao local poderá também tirar uma foto usando o caleidoscópio e participar de um game touch com produtos Piraquê. No gramado, a vaquinha tradicional do leite maltado da marca fará aparições para o público com o objetivo de interagir com a galera e aumentar a audiência das redes sociais através da hashtag #comosemprepiraque, conceito da marca.
A Heineken, cerveja patrocinadora do Rock in Rio, está presente em mais um ano de festival com uma série de experiências para o público maior de 18 anos: tirolesa, o badalado Lounge Heineken, os espaços de sustentabilidade Rock & Recycle e a super operação de Heineken para servir as milhares de pessoas que circularão diariamente pela Cidade do Rock.
Devido ao sucesso da ação Rock & Recycle em 2013, a marca decidiu ampliar a ação, instalando duas tendas para incentivar os participantes do festival Rock in Rio a terem uma atitude sustentável, estimulando a reciclagem dos copos de Heineken consumidos no evento. Nos espaços Rock and Recycle, os consumidores podem obter, a cada 10 copos plásticos recolhidos, o direito de participar de uma brincadeira sustentável e ganhar um brinde da marca ou um copo de água.
A tirolesa, uma das principais atrações do Festival localizada em frente ao palco mundo, é também uma ativação de propriedade da Heineken. A experiência é registrada em uma foto que poderá ser postada imediatamente nas redes sociais e ao final da aventura, os participantes poderão degustar Heineken tirada pelos bartenders holandeses. Durante os intervalos dos shows, o Lounge Heineken, exclusivo para convidados, não deixará a festa parar com o set de DJs que assumirão as pick-ups. Com uma visão privilegiada do Palco Mundo, o lounge conta também com uma chopeira exclusiva em formato de guitarra, em que os convidados poderão aprender os 5 passos de tirar a bebida a forma perfeita durante uma aula Star Serve com os bartenders holandeses.
Outra ação que promete movimentar o Festival, principalmente o público feminino, é o salão da Niely, apoiadora oficial do Rock in Rio. A marca chega à edição comemorativa dos 30 anos do festival com uma proposta cenográfica altamente aspiracional, que coloca seu espaço de ativação no mesmo patamar dos Beauty Bars (salões) internacionais. Relacionado ao mundo Fashion das grandes festas e das grifes internacionais, esses salões são a inspiração para a ação Niely #fiquediva, que nasce com o objetivo de surpreender, trazendo o glamour das passarelas e colocando o brilho das grandes divas diretamente na consumidora. “O objetivo é elevar a autoestima da mulher, para que ela se sinta linda e confiante no Rock in Rio 2015”, afirma Duda.
Chegando no espaço a consumidora preencherá um breve cadastro em um iPad e terá acesso ao cardápio virtual para escolher o penteado que deseja fazer. Os profissionais estarão com uma versão impressa do cardápio também. Promotores Niely animarão as consumidoras que estiverem aguardando sua vez na fila com plaquinhas divertidas para segurar, fotografar e compartilhar nas redes sociais. No estande a marca posicionou móbiles decorativos que reproduzem a moldura do Instagram para criar uma brincadeira natural, onde as consumidoras se posicionam na moldura e garantem fotos estilizadas para compartilharem em suas redes com uso de sinal Wi-Fi disponibilizado no próprio stand. Depois de fazer o penteado, tem uma ação onde promotores tiram 3 fotos, com um fundo de palco iluminado, e no final geram um vídeo animado para a “ Diva” compartilhar com os amigos.
A marca contará também com um espaço na área vip onde o público pode fazer penteados para curtir o evento. No salão do Village haverá 15 bancadas iluminadas, produtos Niely e 25 profissionais, por dia, capacitados para embelezar as divas e deixá-las com um look incrível para o festival.
Por fim, participando pela segunda vez do Rock in Rio promovendo diversas ações, outra marca ativada pela Dream Factory é a GOL Linhas Aéreas Inteligentes, transportadora aérea oficial do Rock in Rio. As ações começaram pela customização dos totens de check-in, realizadas a partir de setembro/2015 nos aeroportos de Congonhas (SP), Santos Dumont e Galeão (RJ), com imagens de elementos do rock e da música, como guitarras, fones e spikes.
O estande da GOL na cidade do Rock conta com ativação da Aeroselfie, com iluminação e cenário vibrantes para que todos possam se caracterizar com alguns elementos do rock e registrar seu momento de popstar por meio de um vídeo selfie que capta as imagens em 360°. Tudo isso pode ser compartilhado no mesmo instante, com a hashtag #OROCKTEMCOMPANHIA e ficará passando dentro do stand em seis telas que remetem janelas das aeronaves da GOL.
Durante todos os dias do Festival, em parceria com a DELTA Air Lines, uma equipe de promotores fará abordagem e distribuição de seis mil bilhetes fictícios, com trechos de chegadas e saídas de vários destinos da GOL e da Delta. Ao ganhar o bilhete, o participante deverá percorrer o gramado em busca de sua dupla, que terá os trechos correspondentes. A dupla de ganhadores que encontrar o seu bilhete correspondente deve correr para o estande da GOL, as três primeiras serão premiadas com um voucher de passagem. Ambos terão direito a escolher uma data e um destino da relação de locais disponíveis onde a GOL opera, para uma viagem com acompanhante. Além disso, a Delta Air Lines oferecerá, aos vencedores, mais uma viagem internacional, com destino a ser sorteado diário no espaço por meio da Caixa Econômica Federal.