Uma declaração dos estilistas italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana, da grife Dolce & Gabbana, à revista italiana Panorama neste fim de semana está causando grande buzz nas redes sociais e enorme tititi no mundo da moda. Numa entrevista conjunta, eles afirmaram que “a única família é a tradicional. Nenhum descendente químico (fertilização in vitro) ou úteros alugados: a vida tem um fluxo natural e há coisas que não se deve mudar”, criticando abertamente o fato de que os homossexuais possam se tornar pais utilizando técnicas como a fertilização in vitro. O cantor e compositor britânico Elton John lançou no Instagram a hashtag #BoycottDolceGabbana, que se espalhou pelo Twitter e o Facebook com o apoio de organizações em defesa dos homossexuais e toda a comunidade GLBT, incluindo famílias dos homossexuais e modelos, além de outros estilistas e grandes astros da cultura pop como Rick Martin e Courtney Love Cobain.
POR YUME IKEDA, DE TOKYO
A polêmica sempre foi a arma da indústria da moda, mas os estilistas e donos da grife Dolce & Gabbana exageraram no tom dessa vez, saíram literalmente da linha que usam para costurar, com delicadeza, as suas coleções. Declarações homofóbicas, especialmente no mundo da moda, soam estapafúrdias. Daí a reação de Elton John e diversas modelos contra a postura dos italianos. Elton John usou o Instagram e a hashtag #BoycottDolceGabbana se espalha agora pelo mundo. John afirmou nas redes sociais que a declaração o ofende tanto quanto ao seu marido, David Furnish e os dois filhos de ambos. “Como você se atreve a se referir aos meus filhos lindos como “sintética”? publicou o astro pop no Twitter.
A polêmica sempre esteve atrelada a Dolce & Gabbana quando o tema é a homossexualidade. Em 2006, Stefano Gabbana se posicionou contra o casamento gay. O que não deixa de ser curioso pela fato de os dois terem vivido tórrido e duradouro romance, nada discreto por sinal, terem se separado, mas mantido a amizade e a sociedade, que requer uma grife que carrega o sobrenome de ambos.
No mesmo Instagram, Gabbana criticou Elton John por sua atitude, disse que isso é loucura, pois ele pode ter opinião diferente. Só que a opinião polêmica ganhou adeptos para o boicote, entre eles Courtney Love Cobain, Rick Martin e Perez Hilton e vários editores de moda reproduzem #BoycottDolceGabbana ou apenas como Courtney #BoycottD&G. A briga promete.