A Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), entidade que fomenta e estimula o desenvolvimento das atividades relacionadas à indústria da comunicação e que congrega publicitários de todo o País, anuncia a reeleição do presidente Ênio Vergeiro, que cumprirá o terceiro mandato para a gestão biênio 2015/2017. A Assembleia Geral Ordinária que reelegeu Vergeiro ocorreu na última quarta, 18, na sede da entidade, onde a última etapa de votação foi realizada pela diretoria e associados, que ainda sancionaram os novos nomes que compõem o Conselho de Administração e Conselhos Administrativo, Financeiro e Fiscal.
A Lei Disposição Transitória, do Estatuto Social da APP, prevê a reeleição da presidência pelo 3º mandato subsequente, pois não foi apresentado registro de chapa concorrente, que poderia ser encabeçada por um associado em dia com suas contribuições sociais e capacitado a assumir o cargo do Conselho de Administração. Após essa eleição, o artigo 28º e seu parágrafo primeiro voltam a vigorar, que prescrevem o mandato de dois anos.
Para a recente gestão, a diretoria executiva também definiu a criação da categoria sócio vitalício, exclusiva para ex-presidentes da Associação; apresentou a prestação de contas relativa ao exercício social encerrado em 2014; fez a análise do orçamento geral para receita e despesas para o próximo exercício, projeções e atividades que serão aplicadas nos próximos dois anos; além de outros assuntos de interesse societário.
Após a Assembleia, foi oferecido um coquetel no Espaço Cultural Zé Rodrix, na própria APP, para formalizar a posse da nova diretoria. Atualmente,~Ênio Vergeiro é diretor da sucursal de São Paulo da Rede Bahia, maior grupo de comunicação do Norte/Nordeste. O publicitário também faz parte do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) e do Instituto Verificador de Comunicação (IVC). O profissional já passou pelas editoras Abril e Globo, O Estado de S. Paulo e o Grupo ABC. Ênio Vergeiro também recebeu o Prêmio Caboré em 2002 e o Prêmio Veículos de Comunicação em 2003, ambos como Profissional de Veículo.
“A reeleição do Ênio Vergeiro confirma a qualidade do seu trabalho, que vem fortalecendo o nome da APP pelo Brasil ao estabelecer autonomia para os capítulos regionais. Além disso, exercita a variedade de opiniões em eventos com grandes nomes e cases do mercado que encontram no local ambiente adequado para se aproximar dos jovens profissionais”, assegura Paulo Gomes de Oliveira Filho, diretor jurídico da entidade.
O novo Conselho Administrativo e Financeiro da APP conta com Luiz Lara (Chairman da Lew’Lara/TBWA), como 1º vice-presidente, e Renato Pereira (Diretor Executivo de Relações com o Mercado da Rede Globo), como 2º vice-presidente. Os diretores do Conselho de Administração são André Porto Alegre (CEO da Edgard Leite Advogados Associados), Antonio Carlos Franchini Ribeiro (Diretor Geral da GTec), Paulo Gomes de Oliveira Filho (Paulo Gomes Advogados Associados e consultor jurídico da ABAP), Silvio Soledade (diretor do Plano Gestão), Wagner Yoshihara (diretor de mídia da Tônica de Comunicação) e o diretor executivo José Maurício Pires Alves (diretor na Atalho Soluções em Comunicação).
Já o Conselho Fiscal é composto por Paulo Fernando Chueiri Gabriel, Alceu Gandini, Antonio Calil Cury, Carlos Alberto Nano, José Francisco Queiroz e Luiz Arnaldo Casali, como suplentes.
Na gestão desde 2011, ~Enio Vergeiro coordena ações da APP que aumentaram o fluxo do público em seus eventos. Só no ano passado, a média de sete mil pessoas participou das atividades diretamente nos auditórios e indiretamente através das transmissões simultâneas realizadas pela entidade, com repercussão expressiva na mídia especializada. Além das atrações tradicionais, como os Jogos Publicitários, Fóruns de Debates, Ciclos de Cursos e Palestras, Fest’Up, Encontro de Capítulos, o Prêmio Contribuição Profissional e a prestação de serviços à Câmara Nacional de Arbitragem na Comunicação, o presidente comandou a atualização do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda. Atualmente, colocou a entidade como aderente ao Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), e efetivou o projeto de reformulação da presença online da entidade com novo site, canal que fortalece assistência continuada, principalmente aos jovens que iniciam carreira na área.
Sobre a APP
A APP foi fundada em setembro de 1937 como Associação Paulista de Propaganda, tendo o poeta e publicitário Orígenes Lessa como primeiro presidente. Em 1989 foi rebatizada como Associação dos Profissionais de Propaganda, insígnia que mantém até hoje. A entidade surgiu da necessidade da atividade publicitária ter uma voz que não se calasse diante de temas e desafios do negócio publicitário e do profissional que atua na indústria da comunicação. Congrega os profissionais dos mais variados segmentos da publicidade nacional, estejam eles entre anunciantes, nas agências, nos veículos ou nas empresas fornecedoras de serviços, todos participando ativamente do desenvolvimento socioeconômico e profissional do Brasil, especialmente no que diz respeito ao crescimento e contínua modernização das atividades produtivas, comerciais e de serviços. Em sua longa existência, a APP, hoje com mais de 20 Capítulos Regionais no país, vem ajudando a fazer da propaganda uma das atividades profissionais de maior expressividade em nosso país e oferecendo para toda a América Latina, preciosas colaborações técnicas, profissionalizantes e de desenvolvimento ético da profissão.