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ESCRAVOS DA MODA

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Lew’Lara\TBWA e a ONG Abrinq – Save The Children criam campanha contra o trabalho infantil na indústria da moda reunindo grandes nomes das passarelas para revelar a face estampada dos escravos da moda.

 

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POR LAIS VIEIRA

Não é de hoje que ouvimos falar sobre o trabalho escravo e infantil envolvendo grandes marcas da moda, nacionais e internacionais, e muitas vezes os consumidores destas marcas nem imaginam qual foi o processo de produção da roupa que vai comprar ou está vestindo. Diversas ONG’s do mundo inteiro lutam para que estes tipos de trabalho, escravo e infantil, seja erradicado, pois trata-se flagrante violação dos Direitos Humanos. Algumas marcas já se conscientizaram disso e combatem esse tipo de prática, mas milhares de outras ainda continuam a fazer uso de forma degradante de mão de obra infantil.

Com a intenção de mostrar aos consumidores que o trabalho infantil ainda está presente na indústria da moda e está mais próximo do que imaginam, a agência brasileira de publicidade Lew’Lara\TBWA, que em 2010 conquistou o prêmio Effie Awards Brasil 2010, criou uma campanha de conscientização contra o trabalho infantil para a ONG Save The Children.

A agência convidou grandes personalidades da moda para participar da campanha, como as modelos mais requisitadas da passarela, profissionais que trabalham com grandes marcas, e alguns dos principais fotógrafos do Brasil. Entre eles, as modelos internacionais Carol Ribeiro e Thais Custodio; a blogueira Alissa Salls e os fotógrafos Jacques Dequeker, Jairo Goldflus e Henrique Gendre.

A campanha consiste em mostrar em cada anúncio, uma imagem que poderia ser utilizada para uma propaganda publicitária de uma marca de moda, mas quando se observa, detalhadamente a imagem, é possível ver uma criança escondida na estampa da roupa mostrando quem está por trás da produção da peça. A ação passará por diversas mídias até chegar a jornalistas e blogueiros do universo da moda e ativações em desfiles.

De acordo com Manir Fadel, CCO e sócio da Lew’Lara\TBWA, a campanha tem seu conceito voltado para a conscientização: “A ideia não é criticar a indústria da moda, mas chamar a atenção das pessoas para uma causa tão séria como o trabalho infantil”.

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