O Pequeno Príncipe é um dos livros mais vendidos do mundo, com cerca de 140 milhões de exemplares e aproximadamente mais de 8 milhões no Brasil. A obra que começou a ser desenhada pelo piloto Antoine de Saint-Exupéry no final de 1940 e teve sua primeira edição lançada em 1943, encanta gerações. E como escreveu recentemente o brilhante escritor moçambicano Mia Couto, não há do que se envergonhar em gostar do livro, tantas vezes citados em concursos de misses, nem de encarar a fila do cinema para assistir a nova versão de O Pequeno Príncipe, uma produção francesa de animação, dirigida por Mark Osborne, tão sensível quanto o texto de Saint-Exupéry, que ganhou, no Brasil, campanha de lançamento assinada pela Eugenio.
A Eugenio assumiu o planejamento de mídia para o lançamento do filme “O Pequeno Príncipe”, da Paris Filmes. Toda a estratégia de divulgação foi alinhada com escritórios internacionais considerando as tendências e estudos de perfil dos potenciais targets do filme para veiculação da campanha em canais de TV. Isso garantiu repercussão entre o público antes mesmo da semana de estreia.
Foi necessário um cuidado especial para criar uma campanha com foco no público infantil e nos pais, sem deixar que o primeiro longa do clássico de Antonie de Saint-Exupéry frustrasse o espectador. Para o sócio-diretor da Eugenio, Carlos Valladão, isso é muito importante para garantir o sucesso de um best seller nas bilheterias do cinema. “Foi um grande prazer desenvolver a divulgação para este filme, pois é uma história que está na memória de várias gerações e por isso havia uma expectativa muito maior do público. Esse desafio inspira a publicidade”, conta.
A HISTÓRIA DO FILME
Uma garota acaba de se mudar com a mãe, uma controladora obsessiva que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha para que ela seja aprovada em uma escola conceituada. Entretanto, um acidente provocado por seu vizinho faz com que a hélice de um avião abra um enorme buraco em sua casa. Curiosa em saber como o objeto parou ali, ela decide investigar. Logo conhece e se torna amiga de seu novo vizinho, um senhor que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vive em um asteróide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no deserto em plena Terra.
AS CÉLEBRES FRASES DE O PEQUENO PRÍNCIPE
O essencial é invisível aos olhos, e só se pode ver com o coração
A gente só conhece bem as coisas que cativou – disse a raposa.
– Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma.
Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos,
os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.