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FAADA REVELA O LADO SELVAGEM DOS COMERCIAIS - Revista Publicittà FAADA REVELA O LADO SELVAGEM DOS COMERCIAIS - Revista Publicittà

FAADA REVELA O LADO SELVAGEM DOS COMERCIAIS

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A Fundação para Assessoria e Ação em Defesa dos Animais (FAADA), da Espanha, assina um filme disruptivo criado pela Contrapunto BBDO, em que expõe a forma como animais usados em comerciais são tratados. Criativo e impactante, convida crianças para um teste de comercial levadas pelos pais, que sempre sonham ver seus “pimpolhos” na telinha, se tornando, assim, uma celebridade. Lá, na produtora, eles tomam conhecimento que as crianças, vestidas como os nossos famosos “mamíferos da Parmalat”, irão ficar sem comer, levarão choque elétrico e vão trabalhar até o esgotamento. Os pais quando informados dessas condições têm as mais diferentes reações de perplexidade, do riso nervoso ao desejo de sair dali e denunciar tais abusos. É assim, com as crianças vestidas de mamíferos e seus pais sendo informado das condições para figurarem num comercial que FAADA dá o seu recado. O título do filme em espanhol diz tudo “El Cásting más Bestia”.

 

O comercial criado pela Contrapunto BBDO acaba também por criar, com um oceano Atlântico de distância, um contraponto para o relançamento dos “mamíferos da Parmalat” este mês, agora com animais brasileiros, como a jaguatirica e o tamanduá, tendo novamente à frente a mente criativa de Erh Ray que,com Gal Barradas, comandam a BETC no Brasil. Erh Ray criou os mamíferos em 1995, na DM9DDB, contando com o apoio e o suporte entusiasmado de Nizan Guanaes, controlador da agência, e do então diretor de marketing da Parmalat e ex-presidente da J. Walter Thomspon, Álvaro Novaes. Os mamíferos fizeram tremendo sucesso e os bichos de pelúcia que os reproduziam tornaram-se alvo de crianças e adultos, numa corrida impressionante pelo mimo ofertado por Parmalat a seus consumidores. Lúdica, a campanha fez enorme sucesso e a promoção dos bichos de pelúcia fez disparar as vendas do leite.

Os mamíferos da FAADA, embora idênticos aos de Parmalat, foram escalados para desempenhar outro papel, o de alertar maus tratos a animais selvagens que participam de comerciais. FAADA e a Contrapunto BBDO cumprem rigorosamente com o objetivo de transmitir uma mensagem de alerta clara. Os “mamíferos da Parlamat”de 1995, hoje adultos, nunca relataram problemas, ao contrário quem conhece Erh Ray sabe que seu desejo sempre foi o de captar os gestos espontâneos das crianças vestidas de animais e foi isso que emprestou bossa aos comerciais e atraiu vendas para a marca. Nesse retorno, com a Parmalat, agora controlada pela francesa Lactalis, Gal Barradas e Erh Ray querem mais é a espontaneidade das crianças. Os “mamíferos da Parmalat” sempre foram bem tratados, nada a ver com os que FAADA apresenta diante da eminente possibilidade de choque elétrico, controle de alimentos para aceitarem os comandos das filmagens e trabalho à exaustão.

O filme espanhol, por fim, é disruptivo poque é impossível não rir, mas é aí que consegue passar a mensagem, de tão absurda que é. De fato, trata-se de um alerta poderoso sobre o que sofrem animais na publicidade e propaganda. O filme é a mais perfeita tradução de seu título, “El Cásting más Bestia”. Nem precisa dizer mais nada, FAADA e Contrapunto BBDO disseram tudo revelando o lado sombrio e selvagem dos comerciais.

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